Se você é do tipo de já se assusta com uma tela em branco e não consegue começar a escrever as primeiras linhas da sua Copy, fique tranquilo!
Neste artigo você irá aprender os 3 passos para Escrever uma Copy que realmente dê resultados para você e para seus clientes.
Estes 3 passos funcionam como um Começo, Meio, e Fim. Dessa forma você consegue deixar o processo de criação da sua Copy mais simples e eficiente.
1º Passo: Pesquisa
Se você achou que o primeiro passo para escreve a Copy era começar a escrever, sinto lhe dizer mas você errou rsrs”
Quando você inicia uma Copy diretamente pela Escrita as chances de você travar na “tela em branco” e não escrever nada são muito grandes, ou pior, você até escreve a copy, mas ela simplesmente não dá nenhum resultado.
Se os 2 casos já aconteceu com você, provavelmente você pulou o Primeiro Passo para escrever o seu Copy, e esse primeiro passo é a Pesquisa. E cerca de 80% do seu tempo gasto para criar um Copy deve ser gasto em Pesquisar.
E por mais que alguns irão pensar e dizer que pesquisar é muito chato, ou até mesmo desnecessário, este passo é muito importante e deve ser levado a sério!
Se você fizer uma boa pesquisa, o processo de escrever a sua Copy irá se tornar mais fácil, e a sua comunicação será muito mais assertiva.
Por isso, é muito importante que você pesquise aspectos como:
- Público-alvo;
- Persona;
- Dores do seu Público-alvo;
- Principais Objeções no processo de compra;
- Concorrentes;
- etc.
Para obter essas informações sobre o seu Público e realizar a sua pesquisa você pode consultar comentários de sites, blogs, canais no Youtube seu e de seus concorrentes, Fóruns do seu nicho, e ver o que este público fala e entender quais são as dificuldades que eles possuem.
Além disso você também pode usar ferramentas para coletar dados demográficos como:
- Facebook Audicence Insights (Caso você utilize Facebook Ads);
- Google Analytics (Caso você tenha um Site ou Blog);
- Youtube Analytics (se você possui canal);
- Etc…
No entanto, você não ter essas ferramentas não é desculpa para não fazer a pesquisa, na verdade essas ferramentas servem mais como um complemento para conhecer melhor as informações demográficas a respeito do seu Público-Alvo.
Caso você esteja fazendo uma Copy para um cliente, é importante que no processo de Pesquisa, você trocar e coletar informações junto do seu cliente.
E lembre-se, gaste em torno de 80% do seu tempo em Pesquisar. Se a sua pesquisa estiver bem feita, o próximo passo sairá de forma fluída e eficiente. Vamos lá!
2ª Passo: Escrita
Agora sim Copywriter, este é o momento em que você entra em ação. Após ter feito um boa pesquisa, e entendendo melhor o seu Público e o Produto, o momento de escrita irá acontecer de forma mais fluida, irá conseguir escrever sua Copy com muito mais clareza e assertividade.
Mas claro que não basta sair escrevendo, é importante saber sobre alguns conceitos, um deles é o que eu chamo de “O Tripé da Copy”, e também existem alguns outros fundamentos básicos que você precisa saber, como:
- Headline;
- Lead de Copy;
- Modelos de Copy (Estruturas como A.I.D.A.);
- Oferta;
- Reversão de Risco;
- CTA;
- etc…
Se você já conhece esses conceitos básicos e já fez o primeiro passo que é a Pesquisa, você já está pronto para escrever.
“E depois de escrever, a Copy está pronta?”
“Não!”
Além de 80% do tempo gasto em pesquisar, você irá gastar +- 15% do tempo para Escrever, e o restante, entorno de 5% do tempo você deve Revisar a sua Copy.
3ª Passo: Revisão
Não ignore esse Passo!
Escrever uma Copy é algo importante para as suas vendas, e cada uma das etapas também são de grande importância, então depois de escrever não deixe de revisar a sua copy.
Se possível leia em voz alta e veja se você consegue ler de forma fluida.
Invista o restante do seu tempo em revisar e “polir” a sua copy. É um processo rápido e simples mas que pode salvar a sua Copy e aumentar as suas vendas.
Claro que não adianta ficar preso a perfeccionismo e gastar muito tempo na Revisão. O que realmente vai dizer que sua Copy está boa é colocar ela em teste e fazer vendas.
Futuramente pretendo fazer um artigo mais aprofundado sobre a Revisão da Copy e linkar aqui.
Conclusão
Escrever uma Copy pode ser tornar algo mais simples e eficiente se você souber os passo a passo que deve seguir quando for criar a seu texto de vendas, os 3 passos para escrever o seu Copy são:
- Pesquisa;
- Escrita;
- Revisão.
Lembrando que o maior tempo deve ser gasto na Pesquisa, em torno de 80% do tempo, 15% na Escrita, e os 5% restante na Revisão.
Espero que este texto tenha te ajudado, se foi útil para você, compartilhe com outras pessoas para que ajude cada vez mais pessoas a aumentar as vendas e prosperar os seus negócios.
Gratidão, Paz e Sucesso!