3 Passos Para Escrever uma Copy de forma Simples e Profissional

Tempo de leitura: 4 minutos

Se você é do tipo de já se assusta com uma tela em branco e não consegue começar a escrever as primeiras linhas da sua Copy, fique tranquilo!

Neste artigo você irá aprender os 3 passos para Escrever uma Copy que realmente dê resultados para você e para seus clientes.

Estes 3 passos funcionam como um Começo, Meio, e Fim. Dessa forma você consegue deixar o processo de criação da sua Copy mais simples e eficiente.

1º Passo: Pesquisa

Se você achou que o primeiro passo para escreve a Copy era começar a escrever, sinto lhe dizer mas você errou rsrs”

Quando você inicia uma Copy diretamente pela Escrita as chances de você travar na “tela em branco” e não escrever nada são muito grandes, ou pior, você até escreve a copy, mas ela simplesmente não dá nenhum resultado.

Se os 2 casos já aconteceu com você, provavelmente você pulou o Primeiro Passo para escrever o seu Copy, e esse primeiro passo é a Pesquisa. E cerca de 80% do seu tempo gasto para criar um Copy deve ser gasto em Pesquisar.

E por mais que alguns irão pensar e dizer que pesquisar é muito chato, ou até mesmo desnecessário, este passo é muito importante e deve ser levado a sério!

Se você fizer uma boa pesquisa, o processo de escrever a sua Copy irá se tornar mais fácil, e a sua comunicação será muito mais assertiva.

Por isso, é muito importante que você pesquise aspectos como:

  • Público-alvo;
  • Persona;
  • Dores do seu Público-alvo;
  • Principais Objeções no processo de compra;
  • Concorrentes;
  • etc.

Para obter essas informações sobre o seu Público e realizar a sua pesquisa você pode consultar comentários de sites, blogs, canais no Youtube seu e de seus concorrentes, Fóruns do seu nicho, e ver o que este público fala e entender quais são as dificuldades que eles possuem.

Além disso você também pode usar ferramentas para coletar dados demográficos como:

  • Facebook Audicence Insights (Caso você utilize Facebook Ads);
  • Google Analytics (Caso você tenha um Site ou Blog);
  • Youtube Analytics (se você possui canal);
  • Etc…

No entanto, você não ter essas ferramentas não é desculpa para não fazer a pesquisa, na verdade essas ferramentas servem mais como um complemento para conhecer melhor as informações demográficas a respeito do seu Público-Alvo.

Caso você esteja fazendo uma Copy para um cliente, é importante que no processo de Pesquisa, você trocar e coletar informações junto do seu cliente.

E lembre-se, gaste em torno de 80% do seu tempo em Pesquisar. Se a sua pesquisa estiver bem feita, o próximo passo sairá de forma fluída e eficiente. Vamos lá!

2ª Passo: Escrita

Agora sim Copywriter, este é o momento em que você entra em ação. Após ter feito um boa pesquisa, e entendendo melhor o seu Público e o Produto, o momento de escrita irá acontecer de forma mais fluida, irá conseguir escrever sua Copy com muito mais clareza e assertividade.

Mas claro que não basta sair escrevendo, é importante saber sobre alguns conceitos, um deles é o que eu chamo de “O Tripé da Copy”, e também existem alguns outros fundamentos básicos que você precisa saber, como:

  • Headline;
  • Lead de Copy;
  • Modelos de Copy (Estruturas como A.I.D.A.);
  • Oferta;
  • Reversão de Risco;
  • CTA;
  • etc…

Se você já conhece esses conceitos básicos e já fez o primeiro passo que é a Pesquisa, você já está pronto para escrever.

“E depois de escrever, a Copy está pronta?”

“Não!”

Além de 80% do tempo gasto em pesquisar, você irá gastar +- 15% do tempo para Escrever, e o restante, entorno de 5% do tempo você deve Revisar a sua Copy.

3ª Passo: Revisão

Não ignore esse Passo!

Escrever uma Copy é algo importante para as suas vendas, e cada uma das etapas também são de grande importância, então depois de escrever não deixe de revisar a sua copy.

Se possível leia em voz alta e veja se você consegue ler de forma fluida.

Invista o restante do seu tempo em revisar e “polir” a sua copy. É um processo rápido e simples mas que pode salvar a sua Copy e aumentar as suas vendas.

Claro que não adianta ficar preso a perfeccionismo e gastar muito tempo na Revisão. O que realmente vai dizer que sua Copy está boa é colocar ela em teste e fazer vendas.

Futuramente pretendo fazer um artigo mais aprofundado sobre a Revisão da Copy e linkar aqui.

Conclusão

Escrever uma Copy pode ser tornar algo mais simples e eficiente se você souber os passo a passo que deve seguir quando for criar a seu texto de vendas, os 3 passos para escrever o seu Copy são:

  • Pesquisa;
  • Escrita;
  • Revisão.

Lembrando que o maior tempo deve ser gasto na Pesquisa, em torno de 80% do tempo, 15% na Escrita, e os 5% restante na Revisão.

Espero que este texto tenha te ajudado, se foi útil para você, compartilhe com outras pessoas para que ajude cada vez mais pessoas a aumentar as vendas e prosperar os seus negócios.

Gratidão, Paz e Sucesso!

Passos para escrever uma copy

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