Você já ouviu falar que marketing digital dá dinheiro? E esta buscando uma forma para aprender como começar no marketing digital do zero? Seja para você ter uma renda extra ou fazer do marketing digital o seu negócio, existe um jeito certo de começar.
Eu vou te mostrar como começar no marketing digital do zero ainda esse ano e como você pode conseguir ter seus primeiros resultados.
Quer saber como? Então continue lendo esse artigo.
Razões para aprender marketing digital
Existem algumas razões para aprender como começar no marketing digital, por exemplo:
- Conseguir trabalhar em casa;
- Criar o seu próprio Negócio Online;
- Fazer uma renda extra;
- Fazer seu negócio crescer e ser visto por mais pessoas;
- Entender melhor o que seu público precisa e entregar, para aumentar seus resultados.
O marketing digital vai te proporcionar mais liberdade, já que com ele você consegue gerir seu negócio de qualquer lugar, você só precisa de um computador ou celular com acesso à internet.
Além disso, se compararmos o investimento para iniciar um negócio online com uma loja física, vamos ver que é bem mais barato iniciar na internet e é possível ter lucros altíssimos.

Como começar no marketing digital de forma eficiente
Se essas razões te fazem querer aprender como começar no marketing digital o quanto antes, correto?
No entanto, antes de começar você precisa saber como iniciar no marketing digital de forma eficiente para evitar que você perca tempo com ações que não vão gerar resultados.
Confira abaixo 5 passos de como começar com marketing digital tendo resultados.
1. Tenha um planejamento de marketing digital
Antes de começar no marketing digital é importante que você faça um bom planejamento. Ter um planejamento de marketing digital vai te ajudar a definir questões importantes que farão você começar seu negócio com mais clareza.
Um planejamento ou plano de marketing digital consiste em objetivos, estratégias e ações de marketing. Ao definir os objetivos, você deve decidir quais são as estratégias e ações necessárias para atingir aqueles objetivos.
Além disso, no seu planejamento de marketing pode conter também informações sobre o seu concorrente para você saber como pode se diferenciar e sair na frente da concorrência.
Acima de tudo, estratégias para cada canal de divulgação e estratégias de marketing de conteúdo para os canais de divulgação escolhidos.
2. Escolha um nicho de mercado
Não adianta ter todo um planejamento de marketing se você não tiver um nicho.
Escolher um nicho vai inclusive definir algumas estratégias de marketing, já que a depender do nicho que você escolher algumas ações específicas para aquele nicho podem ser necessárias.
Você pode escolher um nicho de mercado que todos estão falando, mas esta não necessariamente é a melhor opção. A não ser que esse seja um nicho que você conhece e gosta, ou gosta e está disposto a estudar e aprender mais sobre ele.
Acima de tudo, avalie se o nicho escolhido tem público e vai te dar dinheiro. Afinal, não adianta escolher algo que só você ama e não tem um público interessado, não é mesmo?
Assim como, não é interessante escolher um nicho que tem um público grande, mas você não gosta, não conhece e não está disposto a conhecer a respeito. Caso você escolha um nicho assim, só pelo dinheiro provavelmente, você vai abandonar esse projeto com muita facilidade.
Por esse motivo, junte sua paixão e conhecimento ao lucro. Usando esses três pilares, com certeza você vai ser mais assertivo na escolha do nicho.
Como escolher um NICHO LUCRATIVO Para Vender Como Afiliado Hotmart (NOVO MÉTODO)
3. Descubra quem é seu público-alvo
Não adianta somente escolher um nicho se você não sabe quem é seu público-alvo. Afinal, dentro de um nicho podem existir diversos tipos de públicos e para cada publico diferente você precisa ter uma abordagem diferente sobre o assunto.
Por exemplo, se você escolheu o nicho de emagrecimento, o seu público pode ser:
- Feminino ou masculino;
- Pode querer emagrecer com dieta ou exercícios
- Podem ser mães que querem perder peso depois da gestação ou mulheres que querem emagrecer, mas não conseguem porque são adoram doces.
Existe uma infinidade de públicos para cada nicho e você precisa descobrir qual é o seu.
Como descobrir seu público
Esses passos podem ser úteis para te ajudar a definir seu público
- Entenda o mercado do nicho escolhido
- Saiba qual problema seu negócio ou produto soluciona;
- Faça pesquisas de mercado
- Seja especifico
- Estude bastante
4. Escolha seus principais canais de distribuição
No marketing digital você precisa ter um canal de distribuição para atrair seu público, entregar uma solução para ele, vender e ter resultados no seu negócio. Quanto mais presente você estiver nos canais de distribuição, mais visto o seu negócio vai ser.
Portanto, se você quer começar no marketing digital, você precisa escolher um canal para distribuir o seu conteúdo. Inicialmente o ideal é começar com apenas 1 canal e depois ir aumentado conforme for possível e necessário.
Com o tempo você pode aumentar a quantidade de canais e até investir em uma equipe para te ajudar a manter esses canais. Então escolha por onde você vai começar e elabore a sua estratégia pensando na plataforma escolhida.
Isso é importante para dar visibilidade ao seu negócio, pois não adianta escolher um canal de distribuição que o seu publico alvo não utiliza. Os principais canais usados no Marketing digital são:
- YouTube
- Blog
- TikTok
- Kwai
No entanto, as redes sociais não são os únicos canais de distribuição existentes. Essa é só uma forma de começar, principalmente se você não tem nenhum ou pouco dinheiro para investir e começar no marketing digital.
Ao decorrer do tempo, à medida que seu negócio online vai crescendo e você vai ganhando mais dinheiro você pode usar canais de distribuição que precisam de investimento, mas que podem alavancar ainda mais seu negócio. Por exemplo:
- Tráfego pago (Facebook ads, Google ads, Bing ads)
- Email marketing
- Divulgação com influenciadores digitais
5. Faça marketing de conteúdo
Uma das melhores formas de usar as redes sociais é fazendo marketing de conteúdo.
Isso porque geralmente as pessoas usam esses canais para pesquisar ou aprender com alguém. Além disso, na maioria das vezes elas nem sabem que estão com um determinado problema, e que esse problema pode ser resolvido.
Por esse motivo é tão importante usar o marketing de conteúdo a seu favor. Mas, não é só criar conteúdo aleatório, tudo precisa ser estrategicamente pensado.
Como começar no marketing digital usando o marketing de conteúdo como estratégia
Se você já tem um nicho, um público e uma persona definida, vai ser bem mais fácil e assertivo criar conteúdo relevante para o seu negócio.
Isso porque o seu conteúdo precisa trabalhar as dores e desejos do seu público. Veja abaixo algumas perguntas que podem te ajudar a ter ideias para criar o seu conteúdo:
- Qual o problema que esse público tem?
- O que faz ele ter esse problema?
- Como ele se sente tendo esse problema?
- Qual é o desejo desse público?
- Qual a solução para esse problema e que vai fazer seu público conquistar esse desejo?
É na solução que entra o seu produto digital e você começa a ter seus primeiros resultados no digital. Por isso, não é só criar conteúdo, é criar conteúdo estratégico.
O conteúdo estratégico é aquele que vai direcionar seu público e potencial cliente a tomar uma determinada ação, como por exemplo comprar o produto que você esta indicando.
Como começar no marketing digital como afiliado
Se você quer começar no marketing digital mas não tem muito dinheiro e nem tempo, uma boa opção é se tornar um afiliado.
Para isso, você precisa seguir os passos que te apresentei neste post, e se cadastrar em alguma plataforma que ofereça um bom programa de afiliados. As principais plataformas para afiliados no momento são:
- Hotmart;
- Monetizze;
- Eduzz;
- Braip;
- PerfertPay;
- Ticto.
Assim que você criar a sua conta nessas plataformas, você vai conseguir ver uma lista de produtos que você pode se afiliar e vender como afiliado.
Fique tranquilo, pois todas essas plataformas são 100% gratuitas para você se cadastrar e conseguir se afiliar aos produtos disponíveis na plataforma.
Fazer vendas como afiliado pode te gerar uma boa renda extra e até mesmo pode ser a sua renda principal, mas para isso você precisa aprender e aplicar as estratégias corretas para realizar suas vendas na internet.
Se você quer se tornar um afiliado profissional e aprender como começar no marketing digital da melhor forma possível, o melhor é realizar um curso online de qualidade, que vai te ensinar diversas estratégias passo a passo, para você criar o seu negócio online.
No mercado você pode encontrar diversos cursos te ensinando como começar no marketing digital, mas infelizmente a maioria deles não são de qualidade, por isso eu analisei diversos cursos e separei os que eu considero os melhores cursos de marketing digital para afiliados, que vão realmente te ensinar como ganhar dinheiro trabalhando como afiliado.
Conclusão
Nesse artigo você aprendeu como começar no marketing digital do zero.Se você escolheu começar no marketing digital, seja pelo baixo investimento ou para ter mais liberdade, ou qualquer outro motivo, agora você já sabe o que é necessário para dar inicio ao seu negocio online.
Acima de tudo, como começar no marketing digital de forma eficiente.
Tenho certeza que agora você sabe quais são os primeiros passos importantes para ter sucesso no seu negócio online. Agora é definir o seu nicho, as estratégias e seguir todo o conhecimento que foi passado aqui neste artigo.
Ficou com alguma dúvida? Deixa nos comentários que vamos te ajudar 🙂