Entenda como começar um negócio com pouco dinheiro em 2022, e conheça 5 modelos de negócio com baixo investimento

Tempo de leitura: 15 minutos

Você já teve vontade de iniciar o seu próprio negócio? Se em algum momento você já procurou por formas de iniciar o seu próprio negócio, já deve ter tido a seguinte dúvida: Como começar um negócio com pouco dinheiro?

Atualmente existem milhares de formas para você começar um negócio próprio, algumas dessas formas podem exigir um investimento um pouco alto para começar, mas saiba que existem alguns tipos de negócios que você pode começar com pouco dinheiro e até mesmo sem nenhum investimento.

Para te ajudar com isso, eu preparei um artigo com algumas dicas essenciais para você que quer aprender como começar um negócio com pouco dinheiro, Além disso vou te mostrar também algumas ideias de negócios que você pode iniciar sem precisar de muito dinheiro. 

É possível começar um negócio com pouco dinheiro?

Sim, é possível começar um negócio com pouco dinheiro com pouco dinheiro, e em alguns casos até sem investimento. 

Caso você queira iniciar um negócio do zero na internet, fica ainda mais fácil iniciar seu negócio online sem investimento, alguns exemplos de negócios que você pode começar na internet sem investimento são: 

  • Afiliado
  • Infoprodutor
  • Dropshipping
  • Freelancer

De qualquer forma, antes de você iniciar o seu negócio, seja físico ou na internet, você vai precisar de planejamento e dedicação ao seu empreendimento.

Então se você quer aprender como começar um negócio com pouco dinheiro. Continue a leitura que vou te mostrar algumas dicas essenciais para você iniciar o seu negócio.

Os primeiros passos para quem deseja abrir o próprio negócio

A organização é um ponto chave quando se pensa em abrir um negócio do zero. E o primeiro passo é descobrir em qual nicho de mercado você vai abrir o seu negócio

Para escolher o seu nicho de mercado pense naquilo que te traz paz em se imaginar trabalhando, que você goste e que já tenha conhecimento sobre. Além disso, pense também em formas de tornar esse empreendimento único, ou seja, qual seria o diferencial da sua empresa com relação às outras do mesmo nicho?

Para te ajudar trouxemos algumas perguntas que podem te ajudar em como começar o seu negócio do zero com pouco dinheiro:

  • Em que eu sou bom? Essa habilidade tem mercado?
  • Quem poderia ser os meus clientes? As pessoas do meu ciclo social se interessaram por esse produto ou serviço? 
  • Quais as necessidades dos meus clientes que poderiam ser atendidas pelo meu produto ou serviço?
  • Quem faz parte do meu nicho? Quais os seus pontos fortes e fracos?
  • Quais são os perigos de investir nesse ramo?
  • Quais as minhas metas a curto, médio e longo prazo?
  • O que preciso aprender para melhorar meus conhecimentos e habilidades nesta área?
  • Quais são as metas a longo, médio e curto prazo?

Essas perguntas vão te ajudar a entender melhor sobre o que você sabe e gosta de fazer e entender se isso pode ser rentável para você. Pensar em soluções, metas, concorrência e inovações é uma atividade que muitas vezes é pulada, mas que é essencial para você entender o seu negócio. Isso porque muita gente pensa logo em investir para ter um rápido retorno.

8 dicas para abrir um negócio do zero

Eu separei para você 8 dicas que vão te ajudar a entender como começar um negócio com pouco dinheiro, e dar os passos iniciais para a criação do seu proprio negócio.

Faça o plano de negócio

Como Começar um negócio com pouco Dinheiro - Planejamento
Como Começar um negócio com pouco Dinheiro – Planejamento

Para o sucesso de uma empresa é necessário muito planejamento. O planejamento é a alma do negócio, já que por meio dele é possível saber quando e como agir. 

Sendo assim, o plano de negócio visa decretar, vamos assim dizer, algumas questões relacionadas a fornecedores de produtos, clientes, bem como delimitar algumas estratégias para que você consiga se destacar no mercado mesmo começando um negócio com pouco dinheiro.

Mas como montar o seu plano de negócio? Veja abaixo algumas informações para você preencher o seu plano de negócios.

Análise de mercado

Essa etapa visa conhecer os seus clientes e concorrentes. Essa análise se mostra essencial para o estabelecimento de atrativos e diferenciais das demais empresas já consolidadas no mercado dentro do seu nicho.

Aqui como você visa aprender como começar um negócio com pouco dinheiro é necessário planejar como investir no seu negócio no início, além de conhecer o seu público-alvo e seu padrão de trabalho, isso vai te ajudar a saber o que comprar, como realizar seu trabalho, e claro, como divulgá-lo.

Análise de concorrência

Dentro da análise de mercado é possível desenvolver a análise de concorrência. Nesse ponto é possível observar os pontos fortes e fracos dos seus futuros concorrentes. A partir disso serão elaboradas as inovações para driblar os principais problemas e fraquezas dos concorrentes e inovar no que já é bom.

Análise de fornecedores

Os fornecedores são peças chave no seu empreendimento. São eles os responsáveis pela disponibilidade de matéria prima para a execução do seu produto ou serviço. Nesse sentido, bons fornecedores manterão o seu negócio funcionando normalmente, levando em conta que entregaram o material no prazo estabelecido.

Plano de marketing

Uma boa publicidade faz toda a diferença, principalmente quando se trata de um negócio novo.  Por isso, estude as principais estratégias de marketing e venda. Faça uso das redes sociais como forma de  divulgar seu negócio de forma orgânica e também para criar conexão com os clientes. Caso você  queira, você pode também fazer uso de Anúncios online para acelerar ainda mais o crescimento do seu negócio.

Pesquise seu público

Agora que você já escolheu em qual nicho vai trabalhar. É necessário entender um pouco melhor sobre as pessoas que seu negócio vai atender. Para isso, você precisa definir o seu público-alvo e a sua persona ou avatar.

O público alvo é uma parcela do mercado com características e interesses semelhantes. Por exemplo, caso você deseje abrir um negócio fazendo Bolos Fit, o seu público alvo poderia ser:

  • Homens e Mulheres que estão buscando emagrecer
  • Pessoas que frequentam academia ou praticam esportes
  • Pessoas com idade entre 20 e 40 anos.

Já a persona seria, o que chamamos de cliente ideal, este cliente faz parte do público alvo, e para “criar” essa persona, você pode colocar informações como:

  • Nome
  • Idade
  • Gênero
  • Salário
  • O que gosta de Fazer
  • Medos
  • Desejos

Invista em marketing

Para o sucesso do seu negócio, é necessário que você dedique tempo no marketing dele. Você pode começar promovendo o seu negócio de forma gratuita, usando as redes sociais, mas caso queira acelerar o crescimento do seu negócio o ideal é investir em anúncios pagos. De qualquer forma, você precisa procurar e aplicar uma estratégia que melhor se enquadre para o perfil do seu negócio.

Faça treinamentos e cursos na sua área de atuação

Como Começar um negócio com pouco Dinheiro - Faça treinamentos
Como Começar um negócio com pouco Dinheiro – Faça treinamentos

Umas das formas de se destacar em qualquer área é se especializando. No mundo dos negócios essa máxima não é diferente. Dentro do universo bussiness é possível se especializar em várias áreas, como revendedora, marketing digital, gestor de tráfego pago, entre outras, também é possivel realizar cursos e treinamentos mais específicos voltados a sua área de atuação. 

Por exemplo, se você começar um negócio com pouco dinheiro no ramo da confeitaria é possível realizar cursos online, que vão te ensinar diversas receitas e variadas técnicas na área.

Essa é uma forma de planejar um norte para o seu empreendimento, visto que a partir de cursos é possível ter uma ideia geral acerca da área, bem como conhecer os rumos possíveis, o que é essencial no desenvolvimento de uma nova empresa.

Aposte no diferencial competitivo e compreenda o mercado

Existem milhões de empresas no mercado que possuem uma mesma linha de atuação, e que mesmo assim continuam faturando sem interferir nos negócios das demais. Sabe por quê isso é possível? Isso se deve ao diferencial competitivo de cada empresa. 

Para estabelecer o seu diferencial é necessário traçar o seu plano de negócio, conhecer o seu público, os seus objetivos, e claro, a concorrência. A partir dessa visão é necessário estabelecer o ponto que diferencia o seu negócio dos demais, e que mesmo assim te faça lucrar. 

Estabelecido isso, e colocando o seu negócio em ação é importantíssimo mensurar a qualidade do seu diferencial. Essa análise virá por parte do consumidor, que através de feedbacks do seu produto indicará a importância do seu serviço, contribuindo, assim, para um maior marketing boca a boca e um maior número de consumidores.

Controle os processos

Para começar um negócio com pouco dinheiro, é importante ter ciência de que um controle de processos que realmente funcione é fundamental para sua empresa operar de maneira eficaz, de forma que possa ter resultados positivos e ofereça serviços com boa qualidade. 

Nesse caso, o que são esses processos? Em síntese, são as bases de uma organização; trata-se de uma prática onde a empresa faz a análise, a gerência e a melhora de seus processos de negócio que são importantes para manter a empresa funcionando. Isso sem excluir o constante acompanhamento para que seja possível realizar uma adaptação a novas realidades e necessidades. 

Essa prática possui uma série de benefícios, que podemos citar entre eles: a otimização de tempo, conhecimento, mais agilidade na hora de tomar decisões, e uma constante melhora da empresa.

O controle de processos favorece com que a empresa tenha maturidade e agilidade para encarar mudanças do mercado e também para auxiliar a empresa de diversas formas, como tornar mais óbvios os papéis, responsabilidades e compromissos de cada setor, melhorando o ambiente de trabalho e tornando tudo mais funcional.

Em suma, o controle de processos é crucial para todas as empresas, seja qual for o ramo desta. Esse controle irá ajudar a adquirir uma visão sistêmica sobre a empresa e antecipar problemas que possam prejudicar os negócios. 

Faça parcerias estratégicas

É muito importante para a sua empresa estabelecer parcerias com marcas e/ou outras empresas que tenham a ver com a proposta do seu negócio. Isso porque, além de causar mais publicidade a empresa e torná-la conhecida entre as demais pessoas, uma boa parceria estratégica pode gerar frutos que irão dar para a sua empresa retornos mais do que positivos.

Nesse sentido, ao estabelecer uma parceria estratégica com outra empresa, pense sempre no que essa empresa pode agregar de positivo para a sua empresa, e vice-versa, já que no caso de uma parceira, o sucesso do outro significa também o seu sucesso. 

Para ajudar no processo de estabelecimento de parcerias estratégicas, alguns aspectos podem ser interessantes levar em consideração: tenha planejamento estratégico, no caso, criar alianças no momento correto, até porque não vale a pena para os seus negócios criar laços com uma empresa que está, por exemplo, em crise, não é?

Outro ponto interessante seria avaliar os prós e os contras, já que algumas decisões tomadas podem impactar na sua vida e na vida dos seus funcionários, também. 

Defina seus produtos ou serviços

Não é sábio começar um negócio com pouco dinheiro sem saber com o que se irá trabalhar.

Imagine que você deseja abrir uma empresa fazendo doces. Antes de mais nada, é necessário que você estabeleça quais doces pretende vender, para qual público, de que tamanhos, cores e formas etc. Isso porque todas essas decisões envolvem investimento financeiro e, se você apostar nas escolhas erradas, irá aplicar de maneira equivocada todo aquele saldo que deveria ter sido direcionado corretamente para o seu empreendimento. 

Algumas ideias de como começar um negócio com pouco dinheiro

Como prometido eu separei para você algumas ideias para abrir um negócio com pouco dinheiro. Existem viárias formas de como começar um negócio com pouco dinheiro, neste artigo, vou listar apenas algumas, para te ajudar a ter mais ideias.

Afiliado

Algumas pessoas que procuram por como começar um negócio com pouco dinheiro, optam por começar como afiliado trabalha indicando produtos de outras pessoas, os infoprodutores. E a cada indicação  feita pelo afiliado que gera uma venda, este recebe uma comissão sobre o valor do produto.

Esta é uma das formas mais simples e fáceis para iniciar um negócio com pouco dinheiro na internet.

Para se tornar um afiliado, o primeiro passo é se cadastrar em algumas plataforma que ofereça um bom programa de afiliados, lembrando que este cadastro é gratuito. As plataformas mais utilizadas são:

  • Hotmart
  • Eduzz
  • Monetize
  • Braip
  • Kiwify
  • Ticto

Se você gostou de ser um afiliado, e quer saber mais afundo sobre este assunto. Eu recomendo que faça a leitura deste artigo: Como ganhar dinheiro Como afiliado, neste artigo você vai conhecer as principais estratégias usadas por afiliados para ganhar dinheiro na internet.

Mas se você quer começar da melhor forma como afiliado, o ideal é fazer um treinamento, para te ajudar a entender melhor cada estratégia, e aprender a construir um negócio online solido e lucrativo, por isso eu separei para você uma lista dos melhores cursos para afiliados que existem na atualidade.

Dropshipping

Outra forma muito usada por quem busca como começar um negócio com pouco dinheiro é o Dropshipping.

O Dropshipping funciona de forma semelhante a um e-commerce, mas nele você não necessita de estoque. Ou seja, assim que a sua loja  realiza uma venda, você vai ao seu fornecedor e compra o pedido do seu cliente e o próprio fornecedor vai enviar os produtos para seu cliente. Bem simples não acha?

Freelancer

Outra forma também utilizada por quem busca como começar um negócio com pouco dinheiro é se tornar um Freelancer.

O freelancer é  um profissional autônomo que presta diversos tipos de serviços na internet, como por exemplo:

  • Criação de Logos
  • Edição de Vídeos
  • Criação de Sites
  • Criação de Imagens para redes sociais
  • Redator

Para se tornar um freelancer, você precisa saber fazer algum serviço, e oferecer esse serviço em plataformas como : Workana, VintePila, 99Freelas.

Se você tem interesse em ganhar dinheiro na internet, clique aqui que vou te mostrar 9 formas para ganhar dinheiro na internet de verdade.

Faça doces

Se você não tem vontade de criar um negócio online, mas mesmo assim continua procurando por como começar um negócio com pouco dinheiro, a uma dica é fazer doces, essa pode ser uma ótima forma de fazer uma renda extra sem precisar de grandes investimentos. Afinal, com menos  de 50 reais já é possível fazer a massa base para algumas receitas de doces como brigadeiro, cajuzinho, doce de coco e outros doces.

Veja aqui algumas outras formas de ganhar dinheiro de dentro da sua cozinha.

Artesanato

Outra dica, para você quer busca sobre como começar um negócio com pouco dinheiro é fazer artezanato.

Essa dica é para você se você sabe costurar, bordar, pintar, tricotar ou alguma outra  habilidade manual, você pode comprar o material e fazer esses artesanatos para vender. Dessa forma, você pode tornar o que era um Hobby em algo lucrativo para você.

Conclusão

Se você procura por como começar um negócio com pouco dinheiro, viu que o passo principal para você ter sucesso no seu negócio é começar planejando e definindo o que você vai fazer. Por isso Invista no desenvolvimento do plano de negócio da sua empresa de modo que seja possível estabelecer o público, o nicho, o trabalho de marketing, dentre outros aspectos essenciais para o estabelecimento de uma empresa de sucesso.

Como começar um negócio com pouco dinheiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *