Neste Artigo eu vou te mostrar como crescer no Instagram, seja para você que deseja apenas ter seguidores ou para você que deseja realmente realizar vendas através do seu Instagram.
O que eu vou te mostrar é exatamente o que você precisa para ter um Instagram de sucesso, que cresça constantemente e te gere renda.
Se você deseja saber como crescer no Instagram, a primeira coisa que você precisa é entender os Princípios do Instagram, logo abaixo eu explico exatamente quais são.
Confira todo o Artigo e entenda como crescer o seu Instagram e transformar ele em uma fonte de Renda.
Entenda os Princípios do Instagram
No início o Instagram era uma rede social onde as pessoas compartilhavam suas fotos, mas não era só isso, o Instagram dava o empoderamento ao usuário através dos “filtros”, fazendo com que até os mais tímidos ousassem em tirar uma foto e se sentir mais atraente.
Por outro lado, nem todos entram no Instagram para postar fotos, a grande maioria entra para ver os conteúdos publicados.
Entendendo isso, podemos compreender melhor o primeiro princípio logo abaixo.
O Algoritmo dita as regras do jogo

Vou explicar essa parte de forma bem Resumida para não confundir você.
“O Algoritmo” é basicamente o sistema do Instagram, e esse tal de Algoritmo quer cada vez mais que os usuários publiquem conteúdos relevantes para que outros usuários possam consumir esse conteúdo.
Dessa forma, o Instagram tem cada vez mais pessoas consumindo e publicando conteúdo. Ou seja, mais usuários online dentro da plataforma.
Em outra palavras, o Algoritmo é quem dita as regras do jogo. Se você faz uma publicação e o seu público não interagem, não comenta, não curte, ou simplesmente vê sua publicação e já rola a tela. O algoritmo entende que o seu conteúdo não é relevante para o usuário e passa a mostrar menos o seu conteúdo.
E é por isso que você precisa entende os outros 2 princípios logo abaixo para conseguir jogar o jogo do algoritmo e conseguir crescer o seu Instagram.
As Pessoas Não entram no Instagram Para Comprar

Entendendo que o Usuário entra no Instagram para compartilhar suas fotos e imagens ou simplesmente para consumir o conteúdo que outras pessoas estão postando, podemos chegar a uma conclusão. As pessoas não entram no Instagram para comprar.
E por que é importante entender isso? É simples, quando um usuário acessa sites como “Mercado Livre”, ele entra no site ou aplicativo pronto para ver ofertas. Já no Instagram o usuário entra para ver as fotos e outros conteúdos publicados, ou seja, ele não está preparado para receber uma oferta quando está no Instagram.
Por isso, se você deseja saber como crescer o seu Instagram com o intuito de ganhar dinheiro, a primeira coisa que você deve fazer é parar de fazer Postagens de Vendas.
Se você ficar tentando vender através do Instagram você irá espantar as pessoas, e com isso não irá conseguir crescer o seu perfil no Instagram.
Nesse momento você deve estar se perguntando… então como eu vou fazer para ganhar dinheiro no Instagram?
E a resposta é muito simples, você precisa utilizar o Instagram como “meio” e não como “Fim”.
O que eu quero dizer com isso é, se você deseja crescer o seu Instagram o que você precisa fazer é levar as pessoas do seu Instagram para outra plataforma onde você consiga converter essa pessoa em Vendas.
Essa plataforma de fechamento em vendas, pode ser o WhatsApp ou E-mail Marketing por exemplo. Mas ai é assunto para outro Artigo rsrs’.
Beleza, agora que você entendeu que o usuário não entra no Instagram para comprar, você precisa saber exatamente o que postar para esse usuário.
O que a audiência quer é diferente do que você acha que ela quer

Um grande erro que muitos de nós cometemos no Instagram é criar conteúdo que nós queremos, ou que nós achamos que o público irá gostar.
E isso pode ser um grande erro, pois se você publica conteúdos que não são relevantes para o seu público isso faz com que o algoritmo entregue cada vez menos o seu conteúdo.
E é ai que surge a pergunta “Mas o que eu devo postar então?”, e talvez a resposta aqui não seja tão simples, mas existe um caminho para chegar até ela…
Para você saber o que a sua audiência quer, você precisa ter feito algumas coisinhas antes, e são elas:
- Definir um nicho de mercado;
- Estudar o público-alvo;
- Estudar a Persona.
Se você ainda não sabe como escolher um nicho de mercado, confira o meu outro artigo onde eu falo sobre isso.
Depois de escolher um nicho de mercado, você precisa precisa analisar o seu público-alvo. E uma ótima forma de você analisar isso é através das próprias análises que o Instagram oferece, mas pra isso você precisa ter um Perfil Comercial, e é sobre isso que irei falar logo abaixo.
Tenha um Perfil Comercial

Não é uma Regra ter um Perfil Comercial, no entanto ao ativar a opção de Perfil Comercial no seu Instagram você ganha diversas funções que com certeza irão te ajudar muito a crescer no Instagram.
E o Melhor de tudo é que essa função é totalmente gratuita, e você pode ativar e desativar quando quiser, mas eu acredito que você não vai querer desativar.
O que é um Perfil Comercial?
Como o próprio nome já diz, um Perfil Comercial é um perfil no Instagram que é destinado para empresas e comércios, no entanto qualquer usuário pode ativar um perfil comercial.
Exemplos de Uso do Perfil Comercial
Um exemplo de perfil comercial é o @marcospaulo.cc, que é um especialista em Instagram, e ainda nesse artigo eu irei falar um pouco mais sobre o trabalho dele.
Se deseja crescer no Instagram, eu sugiro que você ative essa opção o quanto antes. Logo abaixo eu te mostro como ativar.
Como ativar o Perfil Comercial no Instagram?
Para ativar o seu Perfil Comercial é muito simples:
- Acesse as configurações do seu Perfil;
- Clique em “Conta”;
- Clique em “Mudar para Conta profissional”;
- Escolha a Categoria que descreve o seu Perfil no Instagram;
- Defina as configurações de exibição no perfil
- Em caso do seu perfil estiver configurado com privado, autorize a mudança para perfil público.
Pronto o seu Perfil Comercial no Instagram está Criado com Sucesso!
Mas… Quais as Vantagens em Usar um Perfil Comercial ?
Através do seu perfil comercial você consegue diversas vantagens como:
- Número de Alcance de pessoas que viram o seu post;
- Número de Impressões/Views da sua postagem;
- Quantidade de Cliques no link da sua Bio;
- Dados Demográficos como idade, gênero, país e cidade dos seus seguidores;
- Dados específicos dos Stories.
Estabeleça um objetivo para o seu perfil
Se o que você deseja é crescer no Instagram e converter seguidores em Leads e Vendas, você precisa ter um objetivo muito específico para o seu perfil.
E uma forma bem simples de explicar o motivo pelo qual isso é importante é….
Se você tentar postar sobre “tudo” e vender sobre “tudo”, você estará competindo contra todos.
Por isso, é importante que você escolha um nicho de mercado. Falarei mais sobre isso logo a seguir.
Definir Nicho de Mercado ajuda a crescer no Instagram?
Se você deseja crescer na internet, independente de qual plataforma ou estrategia você use, você precisa escolher um nicho de mercado.
Por isso, a resposta é: Sim, você precisa Definir um nicho de Mercado caso queria crescer no Instagram.
Mas talvez tenha uma vozinha na sua cabeça dizendo que Não, que você não precisa.
E pode até ser verdade, em alguns casos muitos específicos…. Como o de pessoas famosas.
Então, a não ser que você já seja famoso, o ideal é que você escolha um nicho de mercado caso queria crescer e vender com o seu Instagram.
Crie uma Bio para o seu Instagram
A Bio, ou Biografia, é aquele textinho que fica no seu Perfil do Instagram. Ela é muito importante para você crescer seu Instagram e conseguir novos seguidores.
Quando um Usuário acessa o seu Perfil, uma das coisas que ele vai olhar é para a sua Bio.
E muitas vezes o que está escrito na sua Bio é que vai definir se a pessoa irá seguir você ou não.
Logo abaixo eu falo exatamente o que você precisa saber para fazer uma boa Bio para o seu Instagram.
Como criar uma boa Bio?
Quando uma Pessoa acessa o seu Perfil do Instagram ela precisa saber de 3 Coisas:
- Quem é você?
- O que você faz?
- Qual o benefício dela te seguir?
E isso é o que sua BIO precisa informar para o visitante. Além disso, é importante que você faça uma CTA (Call to Action).
Uma CTA, ou Chamada para Ação, como o próprio nome diz, é uma chamada que você deve fazer ao seu leitor para realizar determinada ação. Como por exemplo… “Acesse o Link abaixo”
Em por que isso é importante? É simples, abaixo da sua BIO é necessário que exista um link para onde você deseja levar o usuário, esse link pode ser para:
- Página de Vendas;
- Link de Afiliado;
- Página de Captura;
- Link para o WhatsApp.
Caso você queira colocar mais de um Link, será necessário utilizar ferramentas como o Linktree u Instabio.cc
Publique nos Melhores Horários do seu perfil caso queria crescer no Instagram
Se você deseja crescer no Instagram é necessário que você realize suas postagens no horário certo, pois caso contrário ninguém irá ver as suas publicações. Logo abaixo você irá entender melhor sobre como Publicar nos Melhores Horários.
Como saber quais são os Melhores Horários para Postar?
Para você saber quais são os Melhores Horários para Postar no Instagram é muito simples. Primeiramente você precisa ter seguido os passos onde eu ensino como converter sua conta pessoal para uma conta comercial.
Após ter mudado sua conta para uma comercial você só precisa fazer o seguinte:
- No seu perfil do Instagram, clique no botão de configurações;
- Em seguida, clique em “Informações”. Nessa tela Você consegue fazer diversas análises do seu perfil do Instagram.
- Depois, clique em “Público”. Nessa aba existe diversas informações demográficas sobre o seu Público.
- Role a página até o fim, e lá você terá os Dias e Horários em que seus seguidores estão online.
Agora que você tem as informações sobre o horário que os seus seguidores estão online, é muito simples, basta que você realize as postagens nos horários certos.
Dica Extra: faça a postagem 10 minutos antes do horário de pico, isso pode fazer com que você consiga mais engajamento. No entanto, o ideal é estar sempre testando.
Como agendar Postagens para o Melhor Horário?
Talvez você tenha identificado que o melhor horário para você postar seja em um horário no qual você estará ocupado e não irá poder realizar a postagem, no entanto, existe uma ótima solução para isso.
Existe uma ferramenta Gratuita, e melhor, dó próprio Facebook/Instagram que se chama Facebook Studio.
Através dessa ferramenta você consegue automatizar as suas postagens de forma segura.
Essa é a única ferramenta que você pode utilizar sem riscos, pois é do próprio Facebook/Instagram. Mas infelizmente, poucos indicam pois por se tratar de uma ferramenta gratuita não ganham nada com isso.
Utilize Hashtags
Se você não está utilizando hashtags, você está utilizando hashtags, você está utilizando o Instagram de forma errada.
Não tem como crescer no Instagram sem utilizar hastags, por isso, se o que você deseja é ter um perfil grande no Insta, utilize as Hashtags.
Como utilizar Hashtags da maneira correta?
As Hashtags servem para impulsionar o seu conteúdo.
É como se o seu conteúdo fosse uma fogueira e as Hashtags fossem gasolina rsrs’
Em outras palavras elas aumentam o potencial do seu Conteúdo.
Então a forma correta de utilizar as Hashtags é criando um conteúdo que seja relevante para o seu público, e claro, utilizar as Hashtags que tenham relação com o seu conteúdo.
Quantas Hashtags usar no Instagram?
O número ideal de Hashtags para usar no Intagram são de 9 Hastags. A melhor forma de escolher as 9 Hastags é a seguinte:
- 3 hashtags de até 100 Mil publicações;
- 3 de mais de 100 mil a 500mil publicações;
- 3 com mais de 500 mil publicações.
Faça CTA’s ao final de cada publicação
CTA (Call to Action) é qualquer chamada em textual ou visual que se faz quando deseja que alguém tome determinada ação.
Como aplicar CTA nas publicações do Instagram?
Alguns exemplos de CTA bem simples no Instagram, podem ser:
- “Marque seu amigo nos comentários”;
- “Se gostou, curta a publicação”;
- “Chame no Direct para receber conteúdo exclusivo”;
Você deve utilizar CTA’s sempre que realizar uma publicação. Seja em texto, ou em imagem como no exemplo abaixo:
Esse é um modelo de imagem que eu utilizo ao final das minha publicações. Através dessa imagem, sempre que eu faço uma nova publicação eu garanto que a minha postagem vai possuir uma CTA, neste caso até demais rsrs’
Utilize Vídeos no IGTV, Feed e Stories
Existem pessoas que vão desejar saber “como crescer no Instagram sem aparecer”, e outra que vai desejar “como crescer no Instagram gravando vídeos”. Por isso reservei esse tópico para falar um pouco sobre os Vídeos.
O que exatamente é IGTV, Feed e Stories?
De maneira simples e direta….
- O IGTV é uma parte do Instagram exclusiva para vídeos, como se fosse um YouTube.
- O Feed é a parte principal do seu Instagram, onde ficam suas publicações.
- Já os Stories são publicações temporárias de 15 Segundos, que ficam disponíveis por 24 horas após serem publicadas, e podem ser acessadas clicando na foto do perfil do usuário.
Por que criar vídeos são importantes?
Existem pessoas (como eu), que são mais tímidas e possuem dificuldades de gravar vídeos. No entanto, um conteúdo em vídeo pode ser criado mais facilmente do que um Artigo como este, ou uma publicação em imagem no Instagram.
Além disso, vídeos engajam mais com a audiência e criam um relacionamento e confiança muito maior.
Por isso, se você se sente a vontade para gravar vídeos, comece o quanto antes.
Como criar Vídeos para o Instagram?
Para criar um vídeo não é necessário de muito. Basta ligar sua câmera do celular, gravar e decidir se posta ou não.
Um ótimo aplicativo para você editar os seus vídeos do Instagram é o Inshot, você pode baixar na Google Play e utilizar gratuitamente.
Realize publicações diariamente
Realizar publicações diariamente é um dos maiores desafios de quem deseja crescer no Instagram. No entanto, essa prática é fundamental para que você consiga novos seguidores.
Por que devo postar todo dia?
Como vimos anteriormente, quem dita as regras do jogo é o algoritmo. E uma das regras do algoritmo é o envolvimento que o publico tem com a suas publicações.
Ou seja, quando você publica um conteúdo de valor no Instagram você gera engajamento com as pessoas que visualizam esse conteúdo.
Em outras palavras, se você não publicar você perde engajamento com sua audiência e seus conteúdo futuros serão vistos por cada vez menos pessoas.
Além disso, quando você publica diariamente você é sempre lembrado pela sua audiência, dessa forma gerando mais autoridade para você.
Como criar conteúdo para publicar todo dia?
Agora que você já sabe o motivo pelo qual você precisa criar conteúdo para o Instagram, algumas formas de você cria conteúdo para o Instagram são:
- Imagens com Dicas;
- Frases Motivacionais;
- Fotos;
- Gravação Stories;
- Vídeos;
- Infográficos.
As imagens com dicas e motivacionais você pode criar através da ferramenta gratuita Canva, as fotos e vídeos basta você ligar a sua câmera e gravar.
Já os Infográficos você consegue vários modelos através do Freepik, e depois basta editar através do Photoshop ou Illustrator caso você tenha essas ferramentas.
Mas também é possível criar Infográficos através do Canva.