Como Criar um Site WordPress de Forma Simples e Descomplicada

Tempo de leitura: 10 minutos

Se você deseja saber como Criar um site WordPress, saiba primeiramente que criar sites não é coisa do passado. Mesmo com o crescimento das redes sociais, ter um Site Profissional pode ser um dos pilares mais importante para a sua estratégia de Marketing Digital.

Os sites possuem diversas funcionalidades e podem ser dos mais variados tipos, como:

  • Blogs;
  • Site institucional;
  • Página de Captura de Leads;
  • Página de Vendas de Produtos Digitais e Infoprodutos;
  • E-commerce;
  • Etc.

Por isso, se você deseja levar o seu negócio para um próximo nível, veja no artigo abaixo ensinando Passo a Passo como Criar um Site WordPress do Zero.

1º Passo: Defina o Nicho e Objetivo do seu Site

Antes de registrar o seu domínio, é necessário que você defina qual será o conteúdo ou o nicho do seu site, para que o seu domínio tenha relação direta com sua marca ou conteúdo do seu site.

Caso tenha dúvidas sobre como escolher o nicho de mercado Ideal para você, temos um artigo para te ajudar: Como Escolher um Nicho de Mercado Lucrativo: 5 Passos Simples e Importantes

Além disso você precisa entender qual é o objetivo do seu site, em outras palavras, qual o motivo pelo qual você deseja criar um site. Alguns deles podem ser:

  • Aumentar a visibilidade da marca;
  • Realizar anúncios no Facebook Ads ou Google Ads;
  • Capturar Leads para o seu Negócio;
  • Realizar Vendas de Infoprodutos;
  • Loja Virtual;
  • Fórum;
  • Site de Notícias;
  • Blog de Conteúdo;
  • Etc.

2º Passo: Escolha e Registre o seu Domínio

Depois de definir qual será o conteúdo do seu site, você já está pronto para registrar o seu Domínio. No entanto, Encontrar um bom domínio disponível pode ser uma tarefa um pouco difícil.

As melhores opções que você tem são de cadastrar o nome do seu negócio, ou utilizar o seu próprio nome no domínio. Por exemplo:

Outro Detalhe é a a extensão do domínio. Os mais utilizados são .com e o .com.br .

O .com.br indica que o seu negócio ou site prioriza o publico Brasileiro, já o .com, indica que seu site é voltado para o público internacional.

Fica a seu critério qual escolher. Mas a minha recomendação é que você registre os dois, pois caso deixe um dos dois domínios disponíveis, ele pode ser registrado por um concorrente ou algum negócio com nome semelhante. Além disso, tendo ambas as extensões registradas, você garante que caso algum visitante digite errado ele será redirecionado para URL correta.

Para comprar seu domínio você pode optar por comprar junto com sua hospedagem de site caso ela tenha essa opção (algumas hospedagens oferecem 1 ano de domínio gratuito ao comprar 1 ano da hospedagem), ou fazer o registro em sites como:

3º Passo: Escolha um serviço de Hospedagem para o seu site WordPress

Somente registrar um domínio não basta para criar um site, pois além do Domínio (endereço) onde o seu site será acessado, é também necessário uma Hospedagem (onde o seu site e os dados do mesmo serão armazenados).

Existem diversos Serviços de Hospedagem, e de diversas faixas de preço. O que eu utilizo atualmente é a Napoleon.

A Hospedagem da Napoleon além de possuir um valor muito acessível, é de alta qualidade, e o suporte é muito eficiente.

Por isso, caso você esteja iniciando eu acredito sim que a Napoleon pode ser sim uma boa opção, e como eu disse, é o serviço que eu utilizo e nunca me deu problemas. E além disso, possui um preço mais acessível, e suporte brasileiro.

Clique aqui para conhecer a hospedagem Napoleon

4º Passo: Como Instalar o Site WordPress

Para instalar o WordPress em sua Hospedagem é muito simples.

Para este passo a passo vamos utilizar como base a instalação via Cpanel.

  • Você deve realizar o Login na Hospedagem e acessar o Cpanel da sua Hospedagem;
  • Dentro do Capnel procure pela ferramenta “Softaculous” ou por “WordPress Management by Softaculous”, basta clicar para abrir a ferramenta;
Como Criar um Site Wordpress

Para esse passo a Passo vamos usar o Softaculos para instalar o WordPress no seu site.

  • Após abrir o Softaculous (mas que nomezinho chato e difícil);
  • Clique no botão “Install” para abrir a janela de instalação do WordPress.

Como Criar um Site WordPress no Softaculous

Após clicar em instalar, vai aparecer uma tela onde você poderá, fazer as primeiras configurações do seu site, como o nome do seu site e sua descrição, além de criar o seu Usuário para acessar o painel do WordPress do seu site.

Depois de preencher as informações, é só clicar no botão de instalar que o WordPress será instalado no seu Site

5º Passo: Escolha um Tema para o seu Site WordPress

Após ter instalado o seu Site WordPress, uma das primeiras coisa que você irá querer fazer é personalizar o seu site. Para isso, você precisa escolher um Tema para o seu Site.

Existem Temas Gratuitos e Temas Pagos. Os Temas Gratuitos geralmente terão recursos limitados.

Como Criar um Site Wordpress

Uma Dica é escolher um tema que tenha seja próprio para o nicho de mercado que você escolheu anteriormente. Pois estes temas já vão possuir algumas funções que seu site irá precisar e já vai possuir um Layout assertivo para seu público-alvo.

Para instalar o tema escolhido, na barra lateral do painel do seu site vá na opção Aparecia > Temas.

Depois selecione a Opcão adicionar novo, neste ponto abrirá uma ara de pesquisa sobre os temas gratuitos do WordPress

Como Criar um Site WordPress temas e plugins
Como instalar um tema no WordPress

Para instalar, basta fazer uma busca pelo tema escolhido e clicar na opção istalar, que aparece quando colocar o mouse sobre o tema desejado.

6º Passo: Instale e Configure os Plugins Necessários para o seu site wordpress

Os Plugin são extensões que adicionam funcionalidades ao seus Site WordPress. Dessa forma adicionando mais recursos ao seu site WordPress.

Cada projeto necessita de PIugins específicos, apesar de existir alguns plugins que podemos citar como “essenciais”. Vale lembrar também, que assim como os Temas WordPress, também existem Plugins Gratuitos e Pagos.

Alguns Plugins Gratuitos que podemos citar aqui como essenciais são:

  • W3 Total Cache
  • GDPR Cookie Consent
  • Contact Form 7
  • Header Footer Code Manager
  • Join Chat
  • Rank Math SEO ou Yoast SEO
  • Pixel Your site

A busca e instalação dos plugins é bem semelhante ao da instalação do tema, para instalar um novo plugin, vá no menu lateral e busque por plugins > Adicionar novo.

Quanto a configuração do Plugin o ideal é que seja configurado por um profissional que já tenha experiência, pois as configurações irão variar de projeto para projeto.

Mesmo assim, caso queira configurar você mesmo, você pode procurar por tutoriais no Youtube que ensinam a configurar cada plugin.

7º Passo: Faça as Alterações necessárias

Antes de começar, você precisa fazer algumas alterações nas configurações do seu site. Para Isso, no menu lateral vá em configurações > Geral e Ajuste o horário do seu site com a hora da sua cidade, e altere também os Formatos de Data e Hora.

Depois ainda em Configurações vá em Links permanentes e escolha a opção nome do post, esta configuração vai permitir você deixar suas URL’s mais amigáveis para seus visitantes.

Depois de Escolher e instalar um tema e os plugins necessários, chegou a hora de começar a editar e configurar o seu site para adapta-lo ao seu negócio.

Vale lembrar que alguns temas possuem variações em seu Layout, mas fique tranquilo, é você quem escolhe aparecia seu site vai ter. E também que possuem alguns plugins básicos, que vão ser instalados junto com a escolha da versão d tema.

Muitos temas irão usar Page Buiders (Construtores), para realizar a edição dos temas. Um dos construtores mais Utilizados é o Elementor.

Para começar fazer a edição do seu tema, vá no menu lateral, Páginas > Todas as Páginas. Aqui vão estar listadas todas as Páginas que seu site possui.

Escolha uma pagina e procure uma opção escrita como “Editar com…” e o nome do construtor do seu tema. Veja a imagem abaixo:

Como Criar um Site WordPress Passo a Passo
Neste Exemplo, usamos o tema Neve, com o template Freelance e o construtor Elementor.

O clicar na Opção Editar com Elementor, como é o caso do exemplo, irá abrir a Página do Editor, que para editar basta selecionar o elemento/texto/imagens que deseja alterar, e ir fazendo as alterações necessárias. Faça isso para cada Página que o tema possuir.

8º Passo: Conecte seu site com um CDN (CloudFlare)

O CloudFlare é uma CDN (content delivery network), uma “Rede de fornecimento de conteúdo”. Resumidamente (e fugindo um pouco de termos técnicos) a CDN da Cloudflare serve para deixar o seu site mais rápido e mais seguro.

Por isso é de Grande Importância que você utilize em seu site.

9º Passo: Instale os Pixels (Facebook Ads) e Tags (Google Ads)

Outra etapa muito importante da Criação de um Site WordPress é a instalação de Pixels e Tags. O Pixel e a Tag, são códigos disponibilizado pelo Facebook Ads e Google Ads para serem adicionados em seu site.

Resumidamente, Eles servem para coletar dados dos usuários que acessarem as páginas do seu site, e com estes dados você consegue fazer anúncios mais assertivos ou Remarketing para os visitantes do seu site.

Mesmo se você não for realizar anúncios anúncios no momento, é interessante que você realize a instalação dessas ferramentas, para quando você por utilizar as plataformas de anúncios, o seu Pixel e Tag já terem coletado dados.

Para fazer a instalação das Tags e do Pixel, você pode utilizar um dos plugins

  • Pixel Your site
  • Header Footer Code Manager

Resumo Passo a Passo para criar um site WordPress

Para criar seu site WordPress é bem simples, basta seguir alguns passos essenciais para a criação do seu site.

  • 1º Passo: Defina o Nicho e Objetivo do seu Site
  • 2º Passo: Escolha e Registre o seu Domínio
  • 3º Passo: Escolha um serviço de Hospedagem
  • 4º Passo: Como Instalar o WordPress
  • 5º Passo: Escolha um Tema para o seu Site WordPress
  • 6º Passo: Instale e Configure os Plugins Necessários
  • 7º Passo: Faça as Alterações necessárias
  • 8º Passo: Conecte seu site com um CDN (CloudFlare)
  • 9º Passo: Instale os Pixels (Facebook Ads) e Tags (Google Ads)
Como Criar um Site Wordpress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *