Como Escolher um Nicho de Mercado Lucrativo: 5 Passos Simples e Importantes

A grande maioria dos Afiliados Iniciantes não sabem o que é ou não sabem como escolher um Nicho de Mercado. E neste artigo eu pretendo esclarecer isso definitivamente.

Por mais simples que este conceito possa parecer, é essencial que ele seja esclarecido, caso contrário isso irá complicar sua caminhada seja no Marketing Digital de Afiliados ou qualquer outro modelo de negócio online.

Nesse artigo pretendo esclarecer para você o que é e Como Escolher um Nicho de Mercado Lucrativo.

Provavelmente após você escolher o seu nicho de mercado, o seu caminho no Marketing Digital ficará mais claro.

Como Escolher um Nicho De Mercado

O que é um Nicho de Mercado?

Antes de você entender como escolher o seu nicho de mercado, é preciso que você entenda o que realmente é um nicho de Mercado.

Nicho de Mercado, pode ser compreendido como uma parcela de um determinado segmento de pessoas, com necessidades e interesses específicos dentro de um segmento de mercado.

Como por exemplo no segmento de Emagrecimento, podemos ter como exemplos de nichos de mercado:

  • Emagrecer com Sucos Detox;
  • Dietsa Low Carb para emagrecer;
  • Exercícios para Emagrecer em Casa;

Um outro exemplo é do segmento de Desenho, onde podemos encontrar nichos de mercado como:

  • Aprender a desenhar FanArt;
  • Deseja aprender a desenhar Caricaturas.
  • Que aprender a fazer desenho realista;

Qual a importância de escolher um Nicho de Mercado?

Agora que você entendeu o que é um Nicho, é preciso entender qual a importância de você escolher um Nicho de Mercado certo e lucrativo.

Alguma das vantagens de ter um Nicho de Mercado definido é possuir um Público Segmentado e possuir uma Menor Concorrência.

Segundo o artigo da Rock Content, sobre nicho de mercado, quando você não define o seu nicho de mercado e oferece todo tipo de produto, a sua marca perde a especialização.

Logo abaixo você irá entender melhor a importância de escolher um nicho de mercado.

Público segmentado

Quando você definir o seu nicho, você irá trabalhar com um número menor de pessoas.

Mas você terá um público muito mais segmentado, e desta forma será muito mais fácil se comunicar com essas pessoas.

Tendo o produto certo, para o público certo. Em outras palavras, irá conseguir vender de forma mais fácil e com menores custos.

Exemplo:

Existem diversas pessoas tentando emagrecer, mas ao mesmo tempo existem diversas formas de emagrecer.

No entanto, se você oferecer cápsulas de emagrecimento para um público que deseja emagrecer de forma natural, provavelmente isso não irá agradar o seu público e consequentemente não irá vender, podendo ainda irritar sua audiência.

Por outro lado, se você trabalha com um público “nichado” que deseja emagrecer com exercícios em casa, e oferece um produto que ensine a fazer treinos de alta intensidade dentro de casa, provavelmente você irá vender.

Ou seja, você será capaz de compreender as dores especificas deste público, e com isso poder apresentar um produto que ofereça a transformação que este público deseja,

Dessa forma, você consegue criar uma Copy que irá ser muito mais efetivas, em outras palavras, irá conseguir criar textos que vendem.

Menor concorrência

Outra grande vantagem que você tem quando possui um nicho de mercado especifico é que o número de concorrentes irá diminuir.

E entender isso é bem simples, e é essencial para o crescimento do seu negócio.

Muitos Afiliados Hotmart assim que entra na Hotmart se deparam com diversos produtos digital diferentes, e logo se afiliam aos que acham mais interessantes e tentam vender diversos produtos diferentes e acabam se frustando.

Um dos fatores que faz com que isso aconteça é o fato de tentarem vender diversos produtos diferentes e com isso concorrem com diversos afiliados de diversos nichos diferentes.

Isso não irá acontecer caso este afiliado Iniciante escolha primeiramente o seu nicho inicial, por isso é muito importante escolher um nicho.

Como escolher o Nicho de Mercado?

[Infográfico] Como escolher um Nicho de Mercado
[Infográfico] Como escolher um Nicho de Mercado.

Depois de aprender sobre o que é nicho de mercado e entender a importância que ele tem para o seu negócio online, irei te apresentar 5 passos para definir qual o nicho de mercado ideal para você atuar.

1º Defina em qual mercado você quer atuar

O primeiro passo é definir em qual segmento você deseja atuar, nesse ponto procure buscar por segmentos que tenha interesse, ou assuntos que você goste de falar sobre.

Podemos encontrar como segmentos:

2º Identifique as dores do seu público-alvo

Neste passo é necessário que você avalie as dores do seu público-alvo.

Ou seja, identifique os problemas das pessoas que estão inseridas dentro do segmento que você escolheu.

Veja que tipo de ajuda essas pessoas precisam.

E quais produtos podem ajudar essas pessoas.

3º Avalie se você tem o conhecimento necessário

É preciso que você faça uma autoavaliação do seu conhecimento, identificando se você é capaz de interagir e resolver os problemas deste público.

Caso esteja inseguro com seu conhecimento, pesquise sobre o assunto.

Estude durante alguns dias sobre este mercado e veja o que você precisa desenvolver para que consiga atender as necessidades do seu público.

Estude até ser a pessoa com mais conhecimento no assunto, seja a pessoa que vive o que você fala.

Não adianta querer vender um produto ou construir sua imagem sobre algo que você não entende nada.

4º Observe se existe demanda

Com tudo isso em mente, você deve fazer algumas perguntas a si mesmo:

  • Existem pessoas interessadas neste assunto?
  • Elas comprariam o produto que você oferece?
  • Isso irá te trazer um bom retorno?

Essas perguntas são importantes, pois nada adianta você escolher o nicho “como criar patos em apartamentos”, se não existe pessoas interessadas nisso.

Não adianta você saber como escolher um nicho de mercado, e escolher um nicho que não existe demanda.

Por isso, o ideal é escolher um nicho onde exista pessoas interessadas, e que provavelmente irão querer adquirir o produto que você ofertar.

5º Analise a concorrência

Com tudo definido, é preciso agora, fazer uma análise dos seus possíveis concorrentes.

Veja como as pessoas do seu nicho estão construindo sua audiência e como elas se relacionam com ela.

Acesse Blogs, Canais de Youtube, Instagram, entre outras redes sociais de pessoas do seu nicho.

E veja como os seus concorrentes vendem e como produzem conteúdo, e claro, veja onde eles estão errando e tente sempre fazer melhor.

3 Ferramentas para Encontrar o seu Nicho de Mercado

Confira logo abaixo algumas ferramentas que irão te auxiliar na sua escolha e pesquisa de nicho de mercado. Todas podem ser usadas de forma gratuita e sem complicações.

1.Google

Como Escolher um Nicho De Mercado

Como você poder ver na imagem acima a função “autocomplementar” do buscador do Google nos mostra muitas idéias de Nicho de mercado.

Isso acontece pois as sugestões são baseadas nas pesquisas que outras pessoas tem feito no buscador.

2. Google Trends

Como Escolher um Nicho De Mercado

O Google Trends é uma ferramenta do Google que te ajuda a avaliar Tendências, também baseada nas pesquisas dos usuários na internet. Essa também é uma ótima forma de analisar se o assunto pelo qual você está interessado está em alta.

3. Ubersuggest

Como Escolher um Nicho De Mercado

O Ubersuggest é uma ferramenta para avaliar o número médio de buscas de uma determinada palavra-chave. Em outras palavras, através dessa ferramenta você consegue descobrir se existem pessoas pesquisando por termos relacionados ao nicho de mercado do seu interesse.

Além disso, você consegue ver o “Custo por clique (CPC)” da palavra-chave, dessa forma entendendo se existem pessoas pagando para anunciar essa palavra-chave, e se existem pessoas anunciando para essa determinada palavra chave, isso significa que existem também pessoas interessadas em comprar ao realizar essa pesquisa.

Dessa forma conseguimos entender se o nicho de mercado possui demanda e pessoas comprando.

25 Idéias de Mercados e Nichos de Mercado

  1. Atividade Física
  2. Cabelos;
  3. Concurso Público;
  4. Criatividade;
  5. Decoração;
  6. Empreendedorismo Digital;
  7. Finanças;
  8. Técnicas de Estudo;
  9. Relacionamento;
  10. Programação;
  11. Como tocar Vilão;
  12. Produtividade;
  13. Moda;
  14. Meditação;
  15. Coaching.

Conclusão

Através desde artigo você viu com é importante escolher um nicho de mercado e como você pode escolher um nicho através de passos simples. E assim atingir um grupo específico de pessoas.

Escolher um nicho é um dos passos principais para quem está iniciando no marketing digital e quer começar um negócio online, seja você afiliado ou produtor.

Com o passar do tempo e ao adquirir experiência, você pode optar por escolher trabalhar em outro nicho ao mesmo tempo.

Mas para quem está começando, o ideal é escolher apenas 1 para não perder o foco e assim conseguir alcançar suas vendas de forma mais rápida.

Passo a Passo de Como escolher um Nicho de Mercado Lucrativo:

  • 1º Defina em qual mercado você quer atuar
  • 2º Identifique as dores do seu público-alvo
  • 3º Avalie se você tem o conhecimento necessário
  • 4º Observe se existe demanda
  • 5º Analise a concorrência

Espero que este artigo tenha lhe ajudado, e se você gostou peço que compartilhe!

Perguntas Frequentes

Qual é o melhor nicho de mercado?

Não existe um melhor nicho de mercado, o ideal é você avaliar a sua situação atual e suas expectativa de negócios, com isso analisar o mercado e decidir qual o é o melhor nicho de mercado para você.

Como Escolher um Nicho De Mercado

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