6 Ideias de Negócios Online para você começar ainda este ano

Tempo de leitura: 12 minutos

De acordo com pesquisa desenvolvida pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), o Brasil possui um dos maiores índices de desemprego a nível global, com uma taxa de 13,7%. Essa situação é reflexo do período pandêmico, que ocasionou uma queda no número de empregos, fechamento de empresas e baixo fluxo no mercado.

Diante disso, muita gente optou por uma alternativa: Iniciar um negócio próprio. E muitos desses novos negócios tem surgido como sendo um Negócio Online, por ser mais fácil e barato para iniciar.

Para te ajudar a iniciar o seu negócio online, vou te mostrar algumas  ideias de negócio online, que você pode iniciar ainda este ano. Mas para se dar bem como empreendedor é necessário dedicação e conhecimento na área que você escolha atuar.

O que é um Negócio Online ?

Segundo a calculadora interativa desenvolvida pela Sortlist, o Brasil é o segundo país do mundo a passar mais tempo conectado. Este tempo corresponde a 154 dias ao ano. Com esse tempo investido na internet é possível desenvolver uma boa base para a criação de um Negócio Online e ganhar dinheiro com isso.

Mas o que de fato é um negócio online? Imagine uma loja virtual, onde é possível vender tanto produtos, serviços e até cursos sem você se preocupar em vender o seu peixe presencialmente todo dia. É mais ou menos isso que é um negócio virtual.

Em outras palavras, o trabalho na internet é um espaço gratuito onde é possível expor os seus produtos e atingir milhares de pessoas interessadas ao mesmo, e o melhor de tudo, de diversos lugares do mundo.

Para administrar o seu negócio basta ter acesso a internet a partir de algum dispositivo, podendo ser um celular, computador ou tablet.

Vantagens de ter um negócio online

Ideias de Negócios Online - Vantagens de  Trabalhar na internet
Ideias de Negócios Online – Vantagens de Trabalhar na internet

Além da praticidade para se administrar um negócio online, podemos elencar outros pontos positivos de trabalhar a partir da internet. São eles:

  • O home office: poder trabalhar de casa é uma das vantagens de se trabalhar na internet. Permitindo que você dedique mais tempo a outras atividades, já que não há gasto com tempo com locomoção, por exemplo.
  • A possibilidade de ser seu próprio chefe. Logo todo o trabalho será lançado a você, e além de você, não há outra pessoa te cobrando, o que garante mais maleabilidade dos seus horários.
  • A possibilidade de ajustar os horários é uma outra vantagem do negócio virtual.
  • É possível, também, expandir os negócios e oferecer mais produtos, que normalmente, podem ser mais lucrativos para você.
  • Trabalhe a partir de qualquer lugar, e, assim, gerar mais renda. 

Um negócio online pode ser utilizado tanto como sua renda principal, quanto para complementar o seu orçamento. E aí, ficou interessado? Então, continue a leitura que vou te mostrar 6 ideias de negócio online.

6 ideias de negócios online para começar ainda este ano

Veja abaixo as 6 principais ideias de negócio online para 2022 para você começar ainda este ano. Eu separei para você algumas das principais ideias de negócios online que são mais simples para implementar e mais lucrativas para você.

Afiliado

Ser um afiliado digital é umas das ideias de negocio online
Ser um afiliado digital é umas das ideias de negocio online

O afiliado é uma ideias de negócios online mais utilizadas atualmente para quem deseja empreender online.

Ser afiliado significa indicar produtos de terceiros e receber uma comissão por cada indicação que se converteu em uma compra. Logo, você é pago pelo marketing realizado que realmente funcionou.

Para se tornar afiliado de um produto online é necessário que você faça um cadastro em alguma plataforma que ofereça um bom programa de afiliados. Vale lembrar que para se cadastrar em um programa de afiliados é totalmente gratuito, por isso conheça algumas das principais plataformas no mercado atualmente são:

  • Hotmart
  • Eduzz
  • Monetize
  • Braip
  • Kiwify
  • Ticto

De modo geral, quem trabalha como afiliado recebe um link exclusivo, para cada produto que promove. É através deste link que é possível contabilizar as conversões e calcular as comissões do afiliado. 

Ser um afiliado é uma ótima  ideia de negócio online, pois trás alguns benefícios principalmente para quem esta começando, como por exemplo:

  • Baixo custo de investimento inicial: aqui é preciso apenas se cadastrar em um programa de afiliado e iniciar as vendas através do seu link. 
  • Para divulgar o seu link de afiliado, você pode começar de forma gratuita, utilizando as redes sociais como por exemplo: Instagram, TikTok, Youtube entre outras.
  • É possível trabalhar a partir de qualquer lugar: umas das vantagens de trabalhar com o meio virtual é justamente a flexibilidade de horários e local de trabalho. 
  • É possível começar a qualquer momento: trabalhar como afiliado é uma atividade sem custo inicial, por isso o início do trabalho pode se dar a qualquer momento.

Se você gostou da ideias de negócio online de ser um afiliado, e quer saber mais afundo sobre este assunto. eu recomendo que faça a leitura deste artigo: Como ganhar dinheiro Como afiliado, neste artigo você vai conhecer as principais estratégias usadas por afiliados para ganhar dinheiro na internet.

Mas se você quer começar da melhor forma como afiliado, o ideal é fazer um treinamento, para te ajudar a entender melhor cada estratégia, e aprender a construir um negócio online solido e lucrativo, por isso eu separei para você uma lista dos melhores cursos para afiliados que existem na atualidade.

Infoprodutor

O infoprodutor é o profissional que cria o produtos online, como cursos, e-book e mentorias, e posteriormente, disponibiliza estes produtos a venda, podendo também disponibilizar estes produtos para afiliados venderem o seu curso e ganhar comissões.

Para criar um produto online, primeiramente você precisa ter algum conhecimento específico e saber como transmitir este conhecimento para outras pessoas, você  pode criar o seu produto nos mais variados nichos de mercado, veja abaixo alguns dos principais nichos que você pode criar seu produto digital:

  • Ganhar dinheiro
  • Investir
  • Relacionamento
  • Conquista
  • Culinária
  • Tocar algum instrumento
  • Games
  • Desenho

É válido ressaltar que ser produtor de conteúdo na internet não te faz um infoprodutor.  Para se enquadrar nessa categoria é necessário transformar o seu conhecimento em algum produto que possa ajudar outras pessoas a desenvolver ou aprimorar suas habilidades, e vender este conteúdo.

Então, se você tem algum conhecimento especifico e quer ensinar outras pessoas, uma se torna infoprodutor é uma ótima ideia de negocio online para você ganhar dinheiro com seu conhecimento.

Assim como os afiliados, o infoprodutor utiliza da internet para vender o seu produto. As redes sociais e as mídias pagas, são uma ótima forma de realizar o marketing do produto e aumentar as suas vendas.

Gestor de Tráfego Pago

Ser um Gestor de Tráfego pago é umas das ideias de negócio online
Ser um Gestor de Tráfego pago é umas das ideias de negócio online

O gestor de  Tráfego pago, é o profissional que se especializa na criação e análise das campanhas de tráfego pago pela internet.

O tráfego pago é uma forma de patrocinar algum conteúdo ou produto da internet e com isso otimizar e potencializar os seus resultados na internet. 

O tráfego pago, pode ser utilizado tanto por afiliados, infoprodutores, donos de E-Commerces, Dropshipping entre outros empreendimentos online. Atualmente as principais plataformas utilizadas para criar anúncios na internet são:

  • Google Ads
  • Facebook/Instagram Ads
  • Youtube Ads
  • TikTok Ads
  • Pinterest Ads

Para ser um Gestor de Trafego Pago, é importante que você estude sobre como criar campanhas de tráfego pago nas plataformas que citei acima. Para se tornar um gestor de tráfego pago profissional é necessário desenvolver algumas habilidades  como:

  • Aprender a criar campanhas pagas no meio virtual;
  • Compreender e analisar as métricas oferecidas em cada plataforma
  • Análise de palavras-chave que causem impacto no público, e estratégias para implementação dessas;
  • Criar perfis em múltiplas plataformas visando estabelecer vários vínculos com os públicos de diferentes locais;
  • Analisar o desempenho das campanhas.
  • Aprender a otimizar as campanhas e seus resultados

É válido ressaltar que ser um gestor de tráfego pago profissional é uma boa ideia de negócio online, pois esse profissional é necessário na maioria dos negócios online e físicos, e quem nem todo empreendedor sabe ou está disposto a aprender as técnicas para fazer o tráfego pago por conta própria e por isso preferem contratar um profissional para isso.

Ecomerce

O e-commerce, ou comércio virtual, é a possibilidade de vender produtos através da internet. Alguns exemplos de E-commerces que você provavelmente já conhece são:

  • Magazine luiza
  • Casas Bahia
  • Ponto (antigo ponto frio)
  • Amazon
  • Dafiti

Portanto, podemos entender essa modalidade de comércio como a capacidade de vender produtos e serviços por meio da internet. Todo o processo da compra até o pagamento acontece pela internet, já que o trâmite permeia as lojas virtuais, marketplaces, redes sociais e aplicativos.

É válido ressaltar que o e-commerce é muito maior do que a venda em si. Se trata de toda uma estrutura que culmina na compra. Portanto, é preciso ter controle na hora de planejar o marketing, de vender, de manejar as finanças, de controlar o estoque, e até mesmo de consolidar uma plataforma para as vendas.

Se você já tem uma loja física, a ideia de criar uma loja virtual, pode ser uma ótima oportunidade para você aumentar as suas vendas e consequentemente o seu lucro.

Dropshipping

Ser um Dropshipping é umas das ideias de negócio online
Ser um Dropshipping é umas das ideias de negócio online

Semelhante ao e-commerce, o dropshipping é uma espécie de loja online, mas que não necessita de estoque.

Essa ideia de negócio online visa apresentar o produto aos visitantes da loja, e quando a loja realiza uma venda, comprar os produtos que o cliente deseja diretamente com o seu fornecedor e mandar o endereço do cliente para que seja feita a entrega dos produtos.

O dropshipping não necessita de muito investimento para iniciar os trabalhos, já que não é preciso compra de produtos para compor o estoque da loja. 

Sendo assim, para lucrar com essa ideia de negócio online é necessário atribuir um valor no preço do produto, que seja suficiente para comprar no seu fornecedor e que te dê uma margem de lucro, para cobrir outros eventuais gastos da sua loja. 

Para por em prática essa ideia de negócio online deve-se criar uma plataforma para exposição dos produtos, bem como um meio de comunicação direta. Uma das principais ferramentas utilizadas por quem deseja ter uma loja de Dropshipping, é o Shopify, que já vai oferecer uma estrutura para este modelo de negócio online.

Freelancer

Como o próprio nome sugere, o freelancer é um profissional autônomo que através da internet consegue desenvolver projetos terceirizados, como produção de textos, assuntos voltados à tecnologia, programação, desenvolvimento de sites, design para mídias digitais, assistência virtual, edição de vídeos dentre outros.

Para se tornar um profissional nessa área é interessante se filiar a uma plataforma de freelancers, como o Vintepila ou o Workana, para assegurarem os valores e a entrega dos produtos. 

Porém, essas plataformas cobram uma taxa em cima do valor estipulado pelo freelancer, essa taxa que o próprio site retira, serve como um valor para ajudar a plataforma funcionando corretamente o que pode não ser tão atrativo para o trabalhador.

Por isso, uma alternativa é a criação de um CNPJ, onde se pode trabalhar como um microempreendedor individual sem taxas acrescidas a seu serviço.

Assim como as demais ideias de negócio online, o salário de um freelancer pode variar bastante durante o ano, isso porque tudo depende de quanto tempo ele tem disposto e quantas pessoas contratam o seu serviço e as formas de pagamento.

Conclusão

Com a atual situação do nosso pais muitas pessoas tem procurado formas de empreender, seja para conseguir uma renda extra  no final do mês ou para ser a fonte de renda principal da sua família.

O empreendedorismo digital tem sido uma das principais alternativas para isso, pois para se iniciar um negócio online, é bem mais simples e barato do que começar uma loja física.

Essas ideias de negócio online que apresentei, são uma forma de empreendedorismo digital, que não necessitam de muito investimento, e que você pode começar de dentro da sua casa, sem grandes dificuldades, para que você possa começar o quanto antes, mesmo que você não tenha muito tempo disponível em seu dia.

Gostou das ideias? Ficou com alguma dúvida? Conhece outra ideia de Negócio online? Deixe nos comentários que vamos te ajudar

Ideias de Negócios Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *