Marketing de Afiliados: O Que é e Como Iniciar de Forma Lucrativa e Inteligente

Tempo de leitura: 15 minutos

Marketing de Afiliados é um tipo de Marketing onde o Afiliado é uma Pessoa ou Empresa que Divulga Produtos de outras empresas e recebe comissões toda vez que uma venda é concretizada através da sua indicação.

Agora imagine, se você ir até o seu patrão hoje e pedir 50% sobre tudo o que você produzir ou vender… o que aconteceria?

Provavelmente não iria ter a resposta que você deseja.

E por mais que pareça algo bem fora do comum, no Marketing De Afiliados isso é Possível.

Através do Marketing de Afiliados, você pode se afiliar a produtos, e ganhar comissões que podem variar de 30% a 80%.

Por isso, o Marketing de Afiliados, conhecido também como Programa de Afiliados, é uma ótima oportunidade para quem deseja ter uma renda extra, ou até mesmo ser um Empreendedor Digital.

Neste artigo, irei mostrar para você o essencial para você começar no Marketing de Afiliados, e sair na frente de outros Afiliados.

Mas, antes disso, é necessário resolvermos uma dúvida bem comum…

Entender a diferença entre Marketing Digital e Marketing de Afiliados.

Entenda a Diferença entre Marketing Digital e Marketing de Afiliados

É bem comum que iniciantes no Marketing de Afiliados acharem que Marketing Digital e Marketing de Afiliados são a mesma coisa, mas não são.

Apesar de serem conceitos complementares, são diferentes. Logo abaixo, explico melhor cada um dos dois conceitos.

Marketing de Afiliados
Marketing de Afiliados

O que é Marketing Digital?

Diversas empresas e empreendedores digitais, desenvolvem novos produtos todos os dias.

Sabendo que é impossível negar que a atenção das pessoas está cada vez mais voltada para as telas de seus celulares e computadores, fugir dos meios tradicionais de Marketing, e buscar novas alternativas no Mundo Digital pode ser um ótima opção para quem deseja ser um Empreendedor.

E é aí que entra o Marketing Digital.

Marketing Digital, é a aplicação de estratégias e ferramentas do Marketing Tradicional sendo aplicadas na internet, seja para divulgar, agregar valor ou vender produtos.

O grande diferencial do Marketing Digital, é a possibilidade de atingir milhares de pessoas, até mesmo de forma automática através de ferramentas de Marketing Digital.

O que é Marketing de Afiliados?

Definição Marketing de Afiliados
Definição Marketing de Afiliados

Em resumo, o Marketing de Afiliados é um sistema onde Afiliado é a pessoa ou empresa que divulga produtos de outras empresas, e recebe comissões sempre que uma venda é concretizada através da sua indicação.

Para entendermos melhor este conceito, podemos exemplificar da seguinte forma:

  • Imagine que um Cabeleireiro está com poucos clientes, e para atrair mais clientes, ele oferece para você uma comissão cada vez que você indicar um novo cliente para ele.
  • Dessa forma, o cabeleiro consegue novos clientes, e você consegue sua comissão.

No Marketing de Afiliados, é bem parecido.

Você se torna Afiliado de produtos, e ganha sua comissão cada vez que o produto for adquirido através da sua indicação.

E caso você esteja divulgando um bom produto, toda as partes saem ganhando.

Você ganha, o Produtor ganha, e o Cliente ganha.

Quem são as pessoas que fazem parte do Marketing de Afiliados?

Confira Abaixo um pouco sobre cada uma das pessoas que fazem parte do Marketing De Afiliados

Produtor

É uma pessoa ou uma empresa que “cria um produto” e utiliza plataformas de afiliados para fazer a divulgação do seu produto, através de afiliados com o intuito de aumentar suas vendas.

Ao apostar no marketing de afiliados, o produtor consegue aumentar seu número de clientes e resultados das vendas, sem precisar fazer grandes investimentos em anúncios e outros modelos de mídia paga.

Co-Produtor

O Co-Produtor trabalha junto com o produtor do curso, o papel dele é auxiliar o criador do curso a divulgar o curso na internet, realizando o Lançamento do Curso, ou mesmo fazendo o gerenciamento dos afiliados ou outras funções que o produto não queira ou não saiba fazer.

Afiliado

O afiliado é o “representante comercial online”, ele vai divulgar o produto, serviço ou marca para diversas pessoas. Quanto mais pessoas o afiliado consegue alcançar mais vendas ele realiza.

O afiliado tem a possibilidade de vender por diversas plataformas, para vários produtores, tendo diversos produtos diferentes.

A forma que o Afiliado recebe é por comissão por venda realizada, e esse valor pode variar muito dependendo do produto, serviço, objetivo, entre outros fatores.

Cliente

É ele que vai conhecer a oferta divulgada pelo afiliado e, assim, comprar o que o produto que ele esta oferecendo.

É ele que faz todo o sistema de afiliados funcionar perfeitamente. Sem ele não seria possível realizar as vendas, e logo, nenhum valor para receber e nenhuma comissão para pagar.

Tipos de divulgação para Afiliados

Se você quer se tornar um Afiliado, você precisa entender que existem diversos formatos para programas de Afiliados.

Cabe ao Produtor decidir qual desses formato é mais adequado para o seu produto e para os seus objetivos de negócio.

Apesar de terem semelhantes entre si, o marketing de Afiliados voltado para a geração de leads é diferente daquele focado na conversão.  A seguir, explicamos cada um dos diferentes Programas de Afiliados.

Custo por Clique (CPC)

Neste tipo de programa, o Afiliado é remunerado por clique, ou seja, ele ganha toda vez que alguém clicar no banner, pop-up, ou qualquer anuncio que estiver em exibição no seu blog, site ou redes sociais. Nesse caso, os ganhos como Afiliado dependerem diretamente do desempenho da campanha do anunciante.

Custo por Ação (CPA)

No custo por ação, o Afiliado só recebe sua comissão se os usuários clicarem na publicidade e realizarem alguma ação na página de destino do anúncio, que pode ser realizar um cadastro, solicitar um orçamento ou fazer uma compra.

Nesses casos, não basta veicular a publicidade, o Afiliado terá que utilizar a sua influência para convencer as pessoas de que aquela oferta é confiável.

Custo por Mil Impressões (CPM)

No formato Custo Por Mil Impressões (CPM), o anunciante paga um valor fixo para o Afiliado, quando o banner publicitário alcança mil visualizações.

Esse número de impressões é equivalente à quantidade de pageviews do blog, partindo do pressuposto de que quem navega em uma página já está sendo impactado pela publicidade que está ali.

Por isso, o CPM é interessante para o Afiliado que tem muitos acessos no seu site, pois ele será remunerado de maneira recorrente, independentemente do número de visitantes que clicarem no banner.

Custo por Venda (CPV)

Neste modelo, o Afiliado só recebe a comissão quando o link compartilhado por ele gera vendas e é a melhor opção para o pequeno Produtor.

Esse é o modelo utilizados, por plataformas como a Hotmart, Monetizze, Eduzz entre outras. Onde as vendas são identificadas pelo link de exclusivo que a plataforma gera para cada afiliado.

É esse link que permite que as comissões sejam processadas automaticamente no momento da compra.

Como trabalhar com marketing de afiliados?

Marketing de Afiliados

Para começar a trabalhar como Afiliado é bem simples. Primeiramente, basta se cadastrar em uma Plataforma que ofereça um Programa de Marketing de Afiliados.

Recomendo que você se cadastre em um dos Melhores Programas de Afiliados.

Alguns desses Programas de Afiliados são:

  • Hotmart;
  • Monetizze;
  • Eduzz;
  • SocialSoul.

Através da Hotmart você consegue se afiliar apenas a Produtos Digitais, ou seja Cursos Online, E-books (livros digitais), Ferramentas Online, etc.

Já pela Monetizze e Eduzz você pode se afiliar a Produtos Digitais e Produtos Físicos, esses produtos físicos em sua maioria são encapsulados, suplementos, etc.

Enquanto pela SocialSoul, você tem a possibilidade de se afiliar as principais lojas, como Amazon, Americanas, Shoptime e muitas outros, lá você vai poder se afiliar a diversos produtos como por exemplo, celulares, livros, eletrônicos…

De início, recomendo que você acesse cada uma dessas plataformas, realize seu cadastro de forma gratuita e veja qual delas te agrada mais.

A Plataforma que eu mais utilizo e recomendo é a Hotmart, e apesar de possuir apenas Produtos Digitais, estes são os que pagam as maiores comissões.

Depois disso, você precisa aprender e marketing digital, e aplicar as estratégias em seu negócio.

Vantagens e Desvantagens de trabalhar com Marketing de Afiliados

Marketing de Afiliados

O meu objetivo através desse Blog é levar conteúdo de forma transparente e transformadora para pessoas que desejam trabalhar com Marketing de Afiliados.

O que apresento são oportunidades acessíveis para vender pela internet de forma honesta e ética, sem promessas de ganhos exorbitantes, ou promessas de dinheiro fácil.

No entanto, infelizmente muitos se iludem com falsas promessas que vêem por aí.

Pensando nisso resolvi listar algumas vantagens e desvantagens de se trabalhar como Afiliado, e você precisa saber disso antes de iniciar.

Vantagens

  • Baixa barreira de entrada: Qualquer um pode ter um cadastro em uma plataforma de afiliados e ter seu link de afiliado;
  • Possibilidade de se iniciar sem fazer investimentos:  iniciar um negócio como Afiliado não depende de altos investimentos, se comparado a um negócio físico;
  • Altas comissões: as comissões por vendas de produtos digitais variam entre 30% a 60%;
  • Poder trabalhar em casa: você só precisa de um computador e celular ambos com internet para começar;
  • Não é necessário ensino superior: você não precisa de nenhum tipo de formação acadêmica para trabalhar como Afiliado. Mas claro que ter conhecimento nunca é demais;
  • Forma de se monetizar o seu canal no YouTube ou Blog.

Desvantagens

  • Ter resultados no Marketing de Afiliados pode não ser tão rápido como esperado;
  • Será difícil conseguir realizar muitas vendas, ou escalar seu negócio sem investir em um bom treinamento;
  • Não é algo fácil como muitos irão dizer;
  • Muitos oferecendo cursos baratos que não levam a nada.

Canais que podem ser utilizados para divulgar um produto

Para ser um Afiliado de sucesso, você precisa ter uma estratégia bem definida de como você vai divulgar os seus links e para isso, vamos te mostrar algumas das principais plataforma onde você pode fazer isso.

Site ou blog

A principal vantagem de ter um blog/site é a liberdade de conteúdos que o Afiliado tem para produzir. Outra vantagem é que com um site/blog, você tem uma alta possibilidade de personalização, podendo deixar o seu site como quiser.

Ter um blog também é útil para você que faz muitos reviews sobre produtos que é afiliado, pois permite que você utilize argumentos visuais e escritos para persuadir seus leitores e mostrar que a solução que você esta mostrando para eles é o que eles estão precisando.

Redes sociais

As redes sociais estão sendo cada vez mais utilizadas pelas pessoas. Por isso essa pode ser uma excelente oportunidade para você divulgar o seu produto e conseguir realizar suas vendas, mas para isso você precisa ter uma estratégia elaborada para as redes sociais.

As principais redes utilizadas com essa finalidade são Facebook ,Twitter, Instagram, Pinterest e Youtube. Devido ao seu alcance, são excelentes canais para quem deseja se tornar reconhecido.

Basta dar uma olhada rápida no seu feed para ver dezenas de perfis de influenciadores digitais com mais seguidores do que algumas celebridades e artistas.

E-mail marketing

O Afiliado que possui uma base sólida de leads em seu E-mail marketing tem a oportunidade de construir um relacionamento a longo prazo com seus leads, entregando conteúdo de qualidade para essas pessoas, e com isso pode até convencê-las a fazer a compra.

Essa pode parecer uma estratégia simples e mas é muito eficaz, pois mostra para as pessoas que te acompanham que você não está interessado apenas em vender para elas, mas sim em agregar valor aos conhecimentos que esses usuários têm sobre o seu produto ou solução.

Mas lembre-se: antes de escolher um canal para divulgar produtos, é preciso entender o seu público-alvo e como ele busca informação, assim você vai para os mesmos ambiente online que sua persona usa.

O ideal é que você invista nos canais que concentram a maior quantidade de potenciais clientes, e conforme seu negócio for amadurecendo, mapeie mais personas para a sua divulgação.

Dicas para começar a trabalhar no Marketing de Afiliados

Escolha um bom programa de afiliados:

O primeiro passo para se tornar um afiliado, é escolher qual programa de afiliado você vai utilizar. Atualmente as melhores plataformas que oferecem um programa de afiliados são: Hotmart, Monetizze, Eduzz, Braip, SocialSoul e Amazon.

Busque conhecer o mercado

Assim que definir qual nicho de mercado você vai atuar, você precisa estudar mais sobre ele, para poder entender melhor os desejos e as dores do seu público-alvo;

Estude sobre Marketing Digital

Mantenha-se sempre atualizado com as novidades do mercado digital, como por exemplo, novas plataformas, novas ferramentas entre outros.

Conheça as dores do seu público

Estudar o seu publico é fundamental para que você consiga encontrar o melhor produto para ele e assim realizar as suas vendas.

Aproveite o conteúdo gratuito disponível

Para quem esta começado e quer conhecer o mercado tem muito conteúdo gratuito na internet, mas tome cuidado, você pode encontrar muito conteúdo que não vão te ajudar em nada.

Procure construir um público

Se você quer se tornar um afiliado profissional, você precisa criar uma audiência que te acompanha e confia em você.

Eduque a sua audiência sobre o que você está vendendo

Você precisa mostrar para sua audiência, que o produto que você vende vai ajuda-la a resolver os seus problemas.

Adquira um bom curso

Se Você quer ser um Afiliado profissional e viver do seu trabalho online como afiliado, você precisa adquirir um curso, pois dessa forma, você vai aprender a realizar suas vendas de forma mais rápido e construir o seu negócio online

Conclusão sobre Marketing de Afiliados

O Marketing de Afiliados é uma ótima forma de se iniciar um Negócio Online, pois possui baixa barreira de entrada, e possibilita aprender mais sobre Marketing Digital antes de se tornar um infoprodutor.

Mas, como em qualquer outro tipo de Negócio, é necessário conhecimento, investimento, paciência e dedicação caso queira faturar alto.

Então fique atento, e fuja das promessas de dinheiro fácil.

Se você acha que Trabalhar como Afiliado é fácil, sinto lhe dizer, mas esse mercado não é para você.

Muitos se iludem na falsa esperança de ficarem ricos de forma fácil e rápida.

E é por esse motivo que muitos desistem, pois se iludem com falsas promessas.

Realmente é possível ganhar dinheiro com o Marketing de Afiliados, e viver de internet trabalhando em casa.

Mas para isso, você precisa aprender sobre o mercado, e claro aprender com quem já possui experiência.

Se quiser saber mais sobre este mercado, sugiro que continue acompanhando o meu trabalho e assim conhecendo cada vez mais estratégias de Marketing Digital.

Caso queira pegar um atalho e ter acesso a métodos que já mudaram a vida e milhares de pessoas, confira a minha lista com os Melhores Cursos para afiliados.

Perguntas Frequentes

Por que trabalhar com marketing de afiliados?

marketing de afiliados é uma modalidade de vendas pela internet muito vantajosa tanto para o criador do infoproduto quanto para o afiliado. Essas são apenas algumas das vantagens quando se trabalha com marketing de afiliados
Riscos e custos reduzidos, maior alcance na divulgação dos seus infoprodutos, baixo investimento inicial.

O que é Marketing de Afiliados

Marketing de Afiliados ou Programa de Afiliados é a relação comercial na qual uma pessoa divulga um produto de uma empresa e em troca de recebe uma comissão por cada venda que ela realizada.


Quanto ganha marketing de afiliados?

Não existe um valor para quanto um afiliado pode ganhar. Esse valor vai depender de quantas vendas ele consegue efetuar no mes e qual é o valor das suas comissões.

Qual a melhor forma de vender como afiliado?

Conheça algumas estratégias que podem aumentar as suas vendas.
Crie conteúdo de valor nos seus canais, como por exemplo no YouTube e no Instagram.
Utilize as técnicas de Copywriting.
Invista em Tráfego Pago.
Construa uma audiência.
Distribua o seu conteúdo em diversos lugares.

Marketing de Afiliados

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *