Entenda Como Criar um eBook e como Divulgar, em Passos Simples e Práticos

Tempo de leitura: 6 minutos

Você sabe como criar um eBook? Caso tenha um conhecimento específico em algum assunto, é possível desenvolvê-lo em forma de um livro online e utilizá-lo das mais diversas formas.

Existem inúmeros formatos de conteúdos e materiais que podem ser colocados à venda na internet.

De videoaulas a podcasts, as possibilidades são muitas.

Porém, para quem tem preferência por conteúdos escritos, criar um eBook pode ser uma excelente opção.

Isto é, além de ser um formato simples, de fácil desenvolvimento, com um investimento inicial baixo, o livro digital pode trazer um grande retorno.

Apesar de seu menor valor de venda, com um eBook, você pode atender um grande mercado, além de atrair um público maior e mais segmentado para seu negócio.

Sendo assim, se você tem um conhecimento em uma área específica e quer ganhar dinheiro com isso na internet, o próximo passo é saber como criar um eBook.

O que é um eBook?

Também conhecido como livro eletrônico – do inglês, eletronic book – este e um tipo de conteúdo digital em formato de texto, que traz em seu cropo informações sobre algum assunto.

Ou seja, o eBook nada mais é do que um livro online, em que a leitura é feita pela internet ou através de equipamentos do gênero, como o Kindle da Amazon.

como criar um ebook

Porém, quando falamos de negócios e empresas, o eBook desempenha mais do que a simples função informativa.

Isto é, além de gerar renda com a venda de livros eletrônico, um negócio pode utilizar esse conteúdo em uma estratégia de marketing.

Com isso, disponibilizando um conteúdo gratuito em formato de eBook, é possível atrair um bom público para o seu negócio.

Em outras palavras, o Ebook deve ser criado com o objetivo de atrair e educar possíveis clientes, levando-os a conhecer melhor seu negócio e aquilo que ele oferece,

Justamente por isso é que esse tipo de conteúdo vem se tornando uma das principais iscas digitais na captação de leads.

O que escrever?

Primeiramente, para desenvolver um eBook, é preciso saber qual conteúdo será abordado em suas páginas.

Ou seja, é essencial definir um assunto relevante, que atrair a atenção do público e faça com que seu livro digital seja adquirido.

O ideal é fazer uma espécie de brainstorming, fazendo um levantamento de assuntos que mais interessem seu público-alvo.

Busque referências no mercado, procure entender qual dúvida seu público mais apresenta e ofereça uma resposta em forma de eBook!

Além disso, é possível escrever sobre aquilo que seu negócio oferece, ensinando o público a utilizar seu produto ou serviço, ou mesmo explicando sobre alguma tendência que o seu mercado apresenta.

Quanto escrever?

Após definir o tema e assunto que o seu livro eletrônico vai abordar, é necessário estabelecer um limite par ao material que será trazido por ele.

Isto é, para criar um eBook de qualidade, é preciso delimitar o assunto, abordando e se aprofundando apenas no que é necessário.

Sendo assim, cabe levar em consideração os seguintes tópicos:

  • Assunto que será abordado;
  • O público-alvo para qual o eBook é direcionado;
  • O que o conteúdo se propõe a ensinar/resolver;
  • O objetivo da criação do livro digital;
  • Se há um conteúdo antigo que pode ser reaproveitado;
  • O que seus concorrentes já fizerem que você pode fazer melhor.

Além disso, busque sempre pesquisar por outras fontes, reunir dados de pesquisas para saber o que deve ou não ser inserido em seu eBook.

Estruturando seu eBook

Essa é a parte onde o trabalho final é melhor visualizado.

Nesta fase, é preciso definir o visual do seu eBook e a estrutura que o conteúdo terá.

Ou seja, é o momento de definir um outline do livro digital, a estrutura que será seguida na produção do conteúdo em si.

Nela, serão definidos os tópicos a serem abordados durante o conteúdo, bem como as fontes para essa estruturação, além de outras sugestões e indicações.

Além disso, caso haja um conteúdo prévio a ser reaproveitado, é importante indicar o que será ou não usado, reescrevendo e atualizando aquilo que já fora feito.

Não se esqueça da revisão

Um ponto que muitas pessoas ignoram ao criar um eBook é a revisão geral do conteúdo.

Isto é, apenas com a revisão é possível encontrar o que precisa ser alterado dentro do conteúdo, encontrando informações imprecisas ou confusas.

Aqui também é onde os títulos dos tópicos e do próprio eBook podem ser criados, tendo em vista que você já terá em mente o que fora abordado ali.

Cuide da identidade visual

Não apenas o conteúdo deve ser revisão, como também a identidade visual do seu eBook.

Ou seja, é preciso dar uma atenção especial ou visual do conteúdo, as cores utilizadas e a disposição de sua logo.

Procure sempre criar um visual agradável, que facilite e estimule a leitura. Evite deixar um conteúdo muito extenso em apenas uma página, faça a divisão do texto em blocos com layouts atrativos.

Promovendo o seu eBook

Com o Ebook finalizado, é preciso encontrar formas de promove-lo e fazer com que seu público tenha acesso a ele.

Mas como fazer isso? Abaixo, listamos alguns dos principais meios em que você pode promover seu eBook.

Landing Page

Primeiramente, para que o público possa baixar o material, seja ele gratuito ou pago, o ideal é criar uma Landing Page.

Com ela, você pode convidar o usuário a baixar o material, podendo ainda solicitar que este forneça seu endereço de email, o que pode ainda favorecer sua estratégia de Email Marketing!

Redes Sociais

Outra forma de promover o seu eBook é utilizando suas redes sociais. Com elas, é possível fazer uso de seu tráfego orgânico ou mesmo optar pelos anúncios pagos.

Com isso, e através de uma CTA matadora, você pode chamar a atenção do público e fazer com que ele acesse sua Landing Page.

CTAs em seus Blog Posts

Outra forma de divulgação é aproveitar o tráfego em seu site e criar Call to Actions em seus próprios Blog Posts.

Além disso, é possível utilizar parte do conteúdo de eBook para criar um blog post e convidar o usuário para conferir o conteúdo completo.

Além dessas, é possível utilizar outras formas de divulgar seu material, como o uso de emails, por exemplo.

Mas para isso, é preciso saber como criar um eBook, e com as dicas que trouxemos aqui você já está pronto para dar início a criação do seu primeiro livro digital!

Resumo do Artigo

Infográfico Como Criar um Ebook
Infográfico Como Criar um Ebook

Como criar um Ebook? Confira as 5 Dicas principais do artigo:

  • Defina o quanto escrever;
  • Crie a estrutura do seu e-book;
  • Não se esqueça da revisão;
  • Cuide da identidade visual;
  • Promova seu e-book.

Como Criar um Ebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *