Aprenda como vender como afiliado iniciante e ganhar dinheiro como afiliado em 2023

Tempo de leitura: 11 minutos

Acabou de se afiliar a um produto mas não sabe o que fazer para vender e ganhar a sua comissão? Se você é um afiliado e está procurando como vender como afiliado iniciante, neste artigo eu vou te mostrar as principais dicas e os erros que você não pode cometer se quer ser um afiliado de sucesso.

Existem diversas estratégias para você conseguir fazer a sua primeira venda na internet. E você precisa escolher qual a melhor estratégia para você e para o produto que está promovendo.

 Neste artigo, vou listar para você 5 passos indispensáveis para vender como afiliado iniciante, além disso vou te mostrar alguns erros muito comuns e que atrapalham suas vendas na internet.

como vender como afiliado iniciante

5 passos indispensáveis para vender como afiliado iniciante

Estude o mercado digital

Dentro do universo do marketing digital existem várias possibilidades de especialização. Embora existam áreas mais gerais, o ramo de afiliado, por exemplo, exige muita especialização, afinal todo mundo está correndo para o espaço virtual em busca de um emprego.

Dentro desse contexto, se faz necessário estudar sobre o assunto. Mas quando falamos em estudar não quer dizer apenas se especializar na área uma vez e pronto.

É preciso continuar estudando, já que o marketing digital vive em constante atualização. Então, o que e como estudar?

  • Estude sobre as novidades do mercado;
  • Procure por novas plataformas para divulgar seus produtos;
  • Conheça mais sobre o seu nicho de mercado;
  • Busque por novas estratégias de vendas;
  • Conheça cada vez mais o seu público-alvo.

Dessa forma você vai ter mais conhecimento e segurança e com isso vai conseguir vender como afiliado iniciante.

Como estudar o mercado digital?

É possível você começar os seus estudos no marketing digital para se tornar um afiliado, através de conteúdos gratuitos oferecidos em canais do YouTube, e Blogs como este.

Mas se você quer acelerar o seu desenvolvimento, o ideal é fazer um bom treinamento, que vai te ajudar a entender como funciona o mercado e vai ter ensinar de forma estruturada, diversas estratégias para você escolher e aplicar.

Atualmente existem diversos cursos no mercado e é difícil escolher qual o melhor curso para afiliado, por isso eu criei uma lista, com os que eu considero os melhores cursos para afiliados da atualidade. Nestes cursos você vai aprender do básico até estratégias mais avançadas para realizar vendas na internet. Clique aqui e confira a lista com os melhores cursos de Marketing Digital para Afiliados

As principais pesquisas de um estudo de mercado digital
  • Diagnóstico de mercado: o diagnóstico visa proporcionar o conhecimento da concorrência, dos principais produtos e desafios do ramo.
  • Análise da concorrência: essa análise é para identificar os pontos fracos das demais empresas do nicho, para que assim você possa se estabelecer no mercado com vantagem.
  • Criação de persona: essa etapa visa construir um modelo de consumidor ideal para o seu negócio, levando em conta, claro, o perfil de consumidores levantado nas etapas anteriores.
  • Tendências de mercado: essa etapa trabalha com o que é almejado para o futuro da empresa, e visa antecipar as novidades que irão movimentar o mercado.

Escolha um nicho de atuação

Após dar inicio aos estudos sobre marketing digital a segunda coisa mais importante a se fazer para saber como vender como afiliado iniciante é definir qual vai ser o seu nicho de atuação. Desse modo, o nicho de atuação é definido como um subgrupo do mercado como um todo.

Ficou confuso? A gente explica! Dentro do mercado digital existem vários nichos, por exemplo:

  • Nicho de Moda/Beleza;
  • Nicho de Esporte;
  • Nicho de Gastronomia;
  • Nicho de Ganhar Dinheiro;
  • Nicho de Relacionamento;
  • etc.

Portanto, o seu nicho de atuação pode ser uma das categorias menores que estão inclusas no mercado digital.

Mas por quê escolher um nicho de atuação? Como já mencionamos, o mercado digital é muito amplo, bem como o público consumidor. Desse modo, se faz necessário se especializar, bem como utilizar estratégias específicas para cada nicho, e além disso, investir corretamente no seu campo de atuação.

Procure um bom programa de afiliados

Seguindo ainda o tópico anterior, os nichos de atuação te ajudaram a adentrar em um programa de afiliados. Após a escolha do seu nicho é hora de se afiliar a uma plataforma que ofereça um programa de Afiliados. Para isso você pode se cadastrar em plataformas como:

  • Hotmart;
  • Eduzz;
  • Monetizze;
  • Braip;
  • Kwify;
  • Ticto.

Nessas plataformas, você vai poder buscar por produtos do nicho para se afiliar. O cadastro nessas plataformas é 100% gratuito, então você pode se cadastrar em todas elas e procurar os melhores produtos para seu nicho.

Aprenda técnicas de venda e Copywriting

Para fazer vendas online, você precisa seguir alguma técnica ou estratégia de vendas que te ajude a trazer pessoas até você. Algumas das técnicas mais utilizadas pelos Top Afiliados são:

  • Vender com Trafego pago
  • Vender através do Instagram
  • Vender pelo WhatsApp
  • Vender pelo You Tube
  • Vender com E-mail marketing
  • entre outras

Além disso você precisa motivar as pessoas que chegaram até você a clicarem e comprarem o produto que você está promovendo através do seu link. Para isso, você precisa aprender Copywriting ou copy, que é um tipo de escrita persuasiva.

Umas das formas mais utilizadas por quem esta começando como afiliado é utilizar os gatilhos mentais, ao longo de seus textos com o objetivo de deixa-los mais interessantes e persuasivos.

Mas tome cuidado, não é a quantidade de gatilhos mentais que você coloca na sua copy que vai torna-la mais persuasiva. O que mais importa é o como e quando você usa essa técnica.

Conheça alguns tipos de gatilhos mentais que você pode utilizar

  • Especificidade
  • Prova Social
  • Escassez
  • Urgência
  • Curiosidade
  • entre outros

Constância e Consistência

Essas duas palavras juntas podem até lembrar pontos de receitas de bolo, entretanto os seus conceitos são também essenciais para o universo da venda, principalmente se você está tentando aprender a como vender como afiliado iniciante.

Todo mundo sabe que no início de um negócio as vendas não ocorrem tão frequentemente, já que o empreendimento ainda é recente e pouca gente o conhece. Entretanto, se a propaganda, que é a alma do negócio, for constante, ou seja, tiver uma frequência, e a qualidade dos produtos e serviços tiverem embasamento, ou seja, os fatos sobre o produto tiverem consistência, será questão de tempo para que as vendas prosperem.

4 erros comuns de afiliados iniciantes: o que você não deve fazer

Como vender como afiliado iniciante - Erros que você não pode cometer
Como vender como afiliado iniciante – Erros que você não pode cometer

Erro 1: Fazer spam com o link de afiliado

Muitos afiliados, quando estão começando acreditam que para vender como afiliado iniciante é preciso colocar o seu link no máximo de lugares possíveis.

E por isso acabam mandando seu link em diversos grupos do Facebook, enviam link no Inbox de pessoas desconhecidas, compram listas de e-mail e enviando emails com seu link, fazem comentários com seu link em vídeos do Facebook , em sites, páginas da web de terceiros, entre outras formas.

Atitudes como essas faz com que o caráter da venda torna-se totalmente negativo e, nesse caso, você acaba sendo visto como amador.

O spam, para todos os efeitos, é o envio de qualquer tipo de mensagens sem autorização ou solicitação. Por exemplo, mensagens sem autorização no whatsapp, e-mails onde o usuário não foi cadastrado para recebê-los, inclusive posts não autorizados no inbox do Instagram e de outras redes sociais.

O spam acaba levantando suspeitas e não o interesse, em ver o produto que você esta divulgando. Quando isso acontece o cliente em potencial fica irritado, e pode te ignorar ou bloquear e seu objetivo não vai ser alcançado.

Praticar SPAM, pode fazer com que você perca suas contas na plataforma, como o numero de WhatsApp, conta do Facebook, do Instagram, e em alguns casos você pode até mesmo perder a sua afiliação do produto que fez spam.

O ideal para que você consiga vender como afiliado iniciante, é ter estratégia e saber quando e onde você deve colocar o seu link de afiliado. E so enviar um link diretamente para uma pessoa caso ela solicite.

Erro 2: Pensar apenas em venda e esquecer o conteúdo

Imagine que você está produzindo um livro. Para produzi-lo você precisa escrevê-lo, claro. Mas um livro não é composto apenas disso: temos a ilustração na capa também, que é um dos atrativos. Agora, imagine que você, ao produzir o livro, preocupa-se apenas em ter uma bela ilustração na capa, e deixa de lado a qualidade do conteúdo escrito. 

Provavelmente o que vai acontecer é que ninguém dará credibilidade para o que você está oferecendo – seu livro – e consequentemente não terá nenhuma venda, pois as pessoas sentem-se instigadas além das aparências. Esse pode não parecer, mas é um dos principais erros de como vender como afiliado iniciante.

 Aplicando essa analogia no caso dos anúncios de afiliados, é muito importante que o conteúdo do mesmo seja trabalhado: no caso, o que você irá falar sobre o produto e como irá fazer isso dentro desse contexto.

Quando o público recebe um e-mail ou vê um anúncio em um site, deve perceber várias coisas: o que está sendo oferecido, se o anunciante é confiável, as especificações do que o anunciante está pondo e como conseguir o produto. 

Ou seja, as informações precisam estar completas, o conteúdo necessariamente precisa ser de qualidade, pois de nada adianta um anúncio bem editado visualmente que não possui  o básico.

Erro 3: Aplicar diversas estratégias antes de validar a primeira

Tentar diversas estratégias e não verificar se a primeira, de fato, funcionou, é um erro bastante comum que deve ser evitado. A razão disso é porque você pode acabar deixando passar uma estratégia que funciona nos seus negócios, e utilizar táticas que não se adequam aos seus objetivos, colocando a perder todos os seus esforços, já que o anúncio não chega para a maioria das pessoas, por exemplo. 

Parte do processo de aplicação de estratégias envolve construir as bases mais sólidas possíveis para que seus produtos e serviços ganhem credibilidade mediante o público, tornando você uma autoridade no que está propondo fazer.

Por isso, aplicar diversas estratégias ao invés de focar em apenas uma que funciona pode acabar passando a ideia de que você é um amador e que possui produtos e serviços que não são confiáveis.

Erro 4: Se afiliar a vários produtos no início

A chave do negócio para quem quer aprender como vender como afiliado iniciante é focar em apenas um nicho e inicialmente em um único produto.

Isso porque quanto mais você se aprimorar em uma só categoria de produtos, buscando especializar-se em um único ramo dos negócios, maiores são as chances de obter sucesso nas divulgações e consequentes vendas.

Além disso, imagine que você está investindo seu tempo e dinheiro em várias opções de produtos e serviços, mas não obtém retorno algum. Além de ficar com um saldo totalmente negativo nos seus negócios, é mais difícil se recuperar de um cenário assim. Por isso, o mais seguro, pelo menos no começo, é investir em um só produto.

Caso os frutos desse investimento sejam bons, somente nesse caso é possível pensar em expandir os negócios e optar por mais possibilidades de produtos dentro do mercado de afiliados.

Conclusão

Dentro do universo do marketing digital, a venda como afiliado tem se mostrado a porta de entrada no espaço virtual de quem busca um ganhar dinheiro na internet. Entretanto, por achar que todo o trabalho será fácil, muitos afiliados acabam caindo em vários erros de iniciante.

Por isso, se você busca aprender como vender como afiliado iniciante vise estudar o mercado, definir um único nicho, estudar e aplicar as estratégias de persuasão, e, claro, manter a constância e consistência dos seus serviços.

como vender como afiliado iniciante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *