Entenda o que é um Blog, qual a sua importância e suas Vantagens

Neste artigo falaremos brevemente sobre o que é um Blog e qual a sua importância dentro da sua estratégia de Marketing de Conteúdo.

O que é um blog?

o que é um blog

Um blog é um site ou parte de um, que recebe atualizações frequentemente. Essa frequência pode variar entre diária, semanal, quinzenal ou mensal. 

As atualizações em um Blog, são chamadas de Post Blog ou Artigos, elas vêm principalmente no formato escrito, podendo ter complementos nos formatos de imagens, Infográficos, vídeo e áudio. 

Para que serve um Blog na minha estrutura de Marketing de Conteúdo?

o que é um blog

A criação de um blog pode se tornar uma excelente forma de aplicar estratégias do marketing de conteúdo.

Quando se usa um Blog de Conteúdo, você poderá atrair o seu público-alvo, através dos resultados das buscas no Google. 

Para que seus artigos se posicionem bem no google, é necessário que você escreva seus posts utilizando boas estratégias de SEO.

Dessa forma, você irá conseguir atrair seu público-alvo de forma assertiva e sem precisar investir em anúncios.

Isso acontece pois quando as pessoas forem fazer buscas no Google sobre alguma palavra chave que você ranqueou nas primeiras posições no Google, ela pode clicar no link do seu Blog no resultado de pesquisa, e com isso conhecendo a sua marca, e consequentemente se tornando um Lead e comprando de você.

Vou te passar agora, alguns exemplos de conteúdos para os artigos que você pode escrever em seu Blog de Conteúdo:

  • Tutoriais;
  • Dicas na área da sua empresa;
  • Informações atualizadas no mercado;
  • Falar Sobre seu produto;
  • Informações que podem se relacionar com o seu trabalho;

Vantagens de Se ter um Blog

o que é um blog

Aumente a Visibilidade Online do seu site: 

O fato de se criar Artigos para seu Blog e eles conquistarem as primeiras posições no Google e em outros buscadores, fará com que as visitas no seu site aumentem e com isso mais pessoas irão conhecer a sua empresa e o seu trabalho.

Melhorar a sua conexão com o seu Público

Os Artigos postados em seu blog, permitem que ao final dele, seus  visitantes possam deixar um comentário, fazendo um elogio do seu Artigo, para realizar alguma pergunta ou fazer sugestões.

Os comentários em suas publicações podem e provavelmente irão te auxiliar a conhecer melhor o seu público e também vão te aproximar deles. Pois ao responder o que eles comentam, mostra que você se importa com eles e os valoriza.  

Economize 

Com publicações frequentes e aplicando estratégias de SEO corretas, você irá conseguir economizar e muito nos seus anúncios, pois vai conseguir aumentar as visitas em seu site, de forma totalmente orgânica, trazendo o seu público-alvo desejado.

Monetize

O uso de um blog, permite que você ganhe dinheiro com ele através de diversas formas, alguma delas são:

  • Google AdSense: O Google coloca anúncios em seu site e você ganha através de visualização dos anúncios ou clicks. Este tipo de monetização tende a crescer de acordo com o aumento do número de visitas em seu site.
  • Marketing de Afiliados: Através do Marketing de Afiliados, você ganha comissões quando é realizada a venda de algum produto que você indicou. 
  • Venda seu Produto/Serviço: E é possível que você divulgue também o seu próprio produto ou serviço, com o auxílio do Marketing de Conteúdo em seu blog.

Diferenças entre um Site Institucional e Um Blog

Um site Institucional, pode passar longos períodos sem ser atualizado, exigindo atualizações apenas quando alguma informação importante do seu negócio precisa ser alterada.

Já o blog, recebe atualizações, publicações frequentemente, normalmente em períodos que variam de diariamente a mensalmente. 

O blog possui o intuito de ajudar os leitores a resolver algo, respondendo uma dúvida por exemplo. Enquanto que em um site Institucional o intuito é apresentar a empresa e o que ela faz.

Outro grande diferencial do blog, é que em suas  publicações, existe a possibilidade do leitor/Visitante, deixar um comentário e deixar a sua opinião referente ao que foi lido no Artigo.

o que é um blog

1 comentário


  1. Ter um blog hoje se torna essencial para qualquer negócio, pois além do rankeamento, também ajuda dentro do funil de vendas no encantamento do cliente até a conversão.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *