O Tripé do Copy: Aprenda como Estruturar a sua Comunicação de Vendas

Neste breve artigo irei falar sobre um conceito que aprendi em um treinamento de Copywriting que estou fazendo, por se trata de algo muito útil, mas pouco falado, e decidi compartilhar de forma que possa ajudar ainda mais pessoas. Então sugiro que leia o artigo até o final, pois dificilmente você irá encontrar um conteúdo de Copy como este gratuitamente.

E apesar desse conceito ser simples, ele pode fazer total diferença na hora de você escrever a sua Copy.

Como já deve ter percebido, o nome deste conceito é “O Tripé do Copy, e entendendo o como isso funciona você poderá criar Copys com maior facilidade, mais eficiência e obter melhores resultados para o seu negócio.

O Tripé do Copy, assim como qualquer tripé, é algo que serve como uma estrutura, uma base, que irá sustentar todo o seu copy, e é baseado nos 3 elementos do Tripé que você irá escrever a sua Copy.

E estes 3 elementos são:

  • Público;
  • Mensagem;
  • Estratégia.

Irei falar sobre cada um deles logo abaixo, e além disso irei falar também sobre o “Ruído”, que apesar de não fazer parte do Tripé da Copy, este também é um conceito muito simples, mas que também pode fazer diferença no resultado da sua Copy.

Uma forma bem simples de você memorar o Tripé do Copy é com 3 perguntas: Quem? O que ? Como?

O Público é o “Quem?”, a Mensagem é o “O quê?” e a Estratégia é o “Como?”

1.Público

O primeiro elemento do Tripé do Copy é o Público. E este é muito fácil de entender, o público é basicamente a sua audiência, os seus ouvintes, ou leitores, as pessoas para quem você estará direcionando a sua comunicação.

No meu caso, neste momento o meu Público é você leitor que está lendo este artigo. Ou seja, a pessoa que está lendo o conteúdo que eu publiquei. Deu pra sacar né?

E provavelmente o seu público são as pessoas que você deseja que comprem o seu produto ou serviço.

Por que conhecer o público é importante?

Essa pode ser uma pergunta recorrente, mas com grande importância já que muitos podem pensar que podem simplesmente vender o seu produto para todo mundo. Não faça isso!!

Independente do que você venda, nem todo mundo irá querer comprar o seu produto, ou simplesmente não está no momento certo de comprar, e ficar insistindo em comunicar sua mensagem de vendas para quem com quem não é o seu público comprado irá te gerar um esforço e custos muito altos e baixos resultados.

Por isso, é importante que você conheça o seu público. Quanto mais você conhece o seu público, mais fácil é levar a sua comunicação de vendas de forma acertiva.

E é simples entender o motivo! Imagine que você está a sós com um desconhecido e você tenta conversar com ele. Provavelmente você irá sentir um clima frio, uma certa insegurança no diálogo.

Agora imagine uma situação onde você está a sós com uma grande amigo. Provavelmente vocês irão conversar de forma tranqüila, sem preocupações, um já conhece muito bem o outro e sabe os assuntos que ambos gostam de conversar.

Como conhecer melhor o meu Público?

Existem diversas formas de você conhecer e entender melhor o seu público, logo abaixo eu vou listar alguma delas:

  • Crie sua Buyer Persona;
  • Defina um Nicho de Mercado;
  • Estude seu público-alvo;
  • Faça perguntas para sua audiência nos Stories do Instagram;
  • Envie formulários com perguntas para sua lista de e-mail;
  • Busque saber quais são as principais dúvidas de seus clientes;
  • Entenda quais são as principais objeções que impedem seu cliente de comprar;
  • Busque Feedbacks de seus clientes.

Você não precisa fazer cumprir todos estes itens como regras, nada disso, mas não menospreze e tente conhecer o máximo possível os seus Público.

2.Mensagem

Agora que você já entendeu com “Quem” você está se comunicando, o segundo ponto é a o “O quê?”, ou seja, a Mensagem.

  • Qual é a mensagem que você está querendo passar para o seu público?
  • O que você está comunicando com o seu público?
  • Você quer que ele realize um cadastro ou uma compra no seu site?

Você precisa entender o que você deseja comunicar com o seu público/audiência.

3.Estratégia

E a estratégia é o “COMO”, e assim como os outros passo, este também é bem simples. Basta definir qual é a estratégia que você vai utilizar, para isso você pode decidir qual o formato você irá utilizar, por exemplo:

  • Vídeo;
  • Texto;
  • Imagens;
  • Podecast;
  • Etc…

E mais importante, como você irá fazer com que essa Copy chegue até o seu público, alguns meios digitais podem ser:

  • Anúncios como Facebook e Google Ads;
  • Artigos no Blog;
  • E-mail Marketing;
  • Lançamentos;
  • Canal no Youtube;
  • Lives no Instagram;
  • Grupos de WhatsApp;
  • Etc…

Quanto mais você alinhar a sua Estratégia de acordo com o seu Público e sua Mensagem mais simples será a sua metodologia de Copy e vendas.

No entanto, ainda podem surgir alguns problemas que podem atrapalhar a sua comunicação, e que eu vou citar logo abaixo, e vou me referir a eles como “Ruídos”

Ruído

Os Ruídos é tudo aquilo que impede ou atrapalhar você de levar a sua Copy até o seu Público. São “problemas” que você pode resolver ou não, que podem interferir diretamente no resultado da sua copy.

Alguns desses ruídos podem ser:

  • E-mails caindo no Spam;
  • Conteúdo orgânico com baixa entrega;
  • Artigo sem nenhum acesso;
  • Página de vendas com pouco tráfego;
  • Comunicação errada com seu público;
  • Mensagem da Lista de Transmissão não entregue no WhtsApp;

E porque isso afeta as suas vendas? É muito simples, imagine que você conhece muito bem o seu público, sua mensagem e sua estratégia, no entanto a sua comunicação, o seu copy, acaba não chegando até o seu público como você gostaria ou necessita.

Com isso, você acaba ficando em uma situação em que você simplesmente não sabe definir se é realmente a sua copy que está ruim ou não.

No entanto, se você está sim conseguindo entregar o seu Copy para o Público, mas não está convertendo em vendas, provavelmente o Rúido é uma Comunicação errada com o seu público. Em outras palavras, o seu copy realmente está ruim e você precisa revisar.

Como Reduzir ou Eliminar os Ruídos do seu Copy?

Primeiro você precisa identificar qual Ruído está tendo, e buscar alternativas para que sua Copy chegue de forma efetiva até o seu público e tentar contornar estes ruídos. Vou deixar mais uma listinha logo abaixo pra ajudar você a reduzir os ruídos da sua Copy:

  • Comunique de forma clara;
  • Use palavras mais simples, evitando palavras difíceis que seu público não conheça;
  • Não minta na sua copy;
  • Verifique se sua estratégia está realmente está funcionando;
  • Busque feedback de seu público;
  • Revise sua Copy lendo em voz alta;
  • Cuidado com palavras podem aumentar as suas chances de Bloqueio e Spam.

Conclusão

O Conceito de Tripé do Copy apesar de ser muito simples pode ajudar muito pessoas que estão iniciando no mundo do Copywriting, ou que não estão conseguindo bons resultados.

Acabei alongando um pouco o artigo, mas acredito que possa ser útil e que ajude quem venha a ler pois é um conteúdo que dificilmente você irá achar em outro lugar.

Se gostou do artigo peço que compartilhe e deixe seu comentário!

Gratidão, Paz e Sucesso !

O tripé do Copy

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