O Que é Empreendedorismo Digital? Entenda como Funciona Realmente

Tempo de leitura: 9 minutos

Você sabe o que é empreendedorismo digital? Já pensou na possibilidade de empreender com as facilidades que a internet pode proporcionar? É justamente sobre isso que falaremos a seguir!

A ideia de poder empreender em qualquer lugar do mundo não é algo apenas atrativo, mas sim uma realidade.

A possibilidade de poder ter seu próprio negócio sem precisar sair de casa ou alugar um escritório já é uma realidade.

Isto é, o empreendedorismo digital vem, cada vez mais, ganhando espaço entre as pessoas que desejam deixar o trabalho convencional de lado e investir em um negócio próprio.

Porém, antes de fazer esse desejo virar realidade, é preciso compreender, de fato, o que é empreendedorismo digital, entendendo ainda qual o seu perfil de empreendedor e o que é necessário para fazer do seu negócio algo rentável.

Mas não se preocupe, estamos aqui para ajudar você a entender mais sobre como começar a investir em seu negócio na internet. Confira!

o que é empreendedorismo digital

O que é empreendedorismo digital?

Primeiramente, antes de criar o seu negócio online, é preciso entender o que é empreendedorismo digital.

Dessa forma, é possível classifica-lo como a criação de um negócio na internet, com a comercialização de um serviço ou produto online, que ofereça uma solução para um problema.

Dentre alguns exemplos de negócios digitais, podemos indicar os cursos online, os eCommerces, os blogs ou canais no YouTube, além das soluções tecnológicas.

Com isso, há a vantagem de um menor investimento necessário para dar início ao seu negócio.

Além disso, o formato do empreendedorismo digital permite que o empreendedor possa trabalhar onde e quando quiser.

Ou seja, há uma maior flexibilidade na rotina, além de não precisar de uma estrutura física complexa. Mas, ao mesmo tempo, existe a necessidade de adotar uma maior compromisso e responsabilidade com seu próprio negócio.

Por que investir em empreendedorismo digital?

Agora que entendeu mais a respeito do conceito de empreendedorismo digital, o próximo passo é entender se esse modelo de negócio é feito para você.

Para isso, separamos aqui alguns dos principais fatores que você deve ter em mente quando for criar o seu negócio online:

Crescimento dos negócios virtuais

Um dos principais motivos que leva muitas pessoas a investirem em empreendedorismos digital é o crescimento dos negócios virtuais.

Com a maior expansão do acesso e do uso da internet, com a facilidade de acesso em todo e qualquer lugar, comprar e vender produtos e serviços tornou-se ainda mais fácil.

Dessa forma, é possível notar o crescimento de negócios virtuais, o que, ao mesmo tempo, representa uma maior possibilidade de investimentos para empreendedores.

Baixo investimento inicial e custos reduzidos

Como é possível notar, um dos maiores benefícios do empreendedorismo digital é a possibilidade de começar seu próprio negócio com um investimento inicial baixo.

Com isso, outro importante benefícios é a redução de custos que normalmente são vistos na criação de um negócio.

Isto é, na maior parte dos casos, não existem custos ligados a estrutura física, funcionários e investimento em equipamentos, por exemplo.

Facilidade de atingir várias pessoas

Outro ponto importante que nos leva a considerar o empreendedorismo digital como uma boa oportunidade é a facilidade de atingir várias pessoas.

Além disso, com o planejamento e a estratégia correta, você pode atingir diferentes públicos, comercializando os mais diversos tipos de produtos.

Ou seja, com esse modelo de negócio, questões como barreiras geográficas e limite no acesso a vários públicos são colocados de lado.

Como ser um empreendedor digital?

Existem diversas possibilidades para quem deseja investir em um empreendimento online.

Isso acontece pois, esse modelo de negócios oferece diversas oportunidades de investimento, as quais vão desde a criação de um produto até a oferta de soluções online.

Sendo assim, listamos aqui algumas das melhores formas de investir com empreendedorismo digital pela quais você pode optar.

Produtor

O produtor é aquele que desenvolve algum tipo de conteúdo ou material online para venda. Aqui, o material a ser vendido pode ser desenvolvido de diferentes formas, com por exemplo:

  • eBooks;
  • Videoaulas;
  • Podcasts.

Basta desenvolver um conteúdo de qualidade sobre algo que você tenha conhecimento e que seja comercializável. Os infoprodutos – como são chamados os conteúdos criados pelos produtores – tem um mercado cada vez maior na internet.

Afiliado

Outra excelente forma de empreender na internet é atuando como um afiliado. Este é o profissional que divulga o conteúdo e materiais de produtores, ganhando uma porcentagem – comissão – sobre cada vez por ele realizada.

Desse modo, quem já tem uma certa influência online pode se beneficiar, oferecendo diversos produtos para seus seguidores.

Caso queira saber mais sobre Marketing de Afiliados clique aqui.

Soluções digitais

As startups online, ou soluções digitais, são um bom exemplo de como o empreendedorismo digital vem se destacando.

Para adotar esse tipo de modelo, é preciso oferecer, de fato, uma solução online para algum problema que o mercado consumidor apresente.

Além disso, o modelo de soluções online permite que você possa desenvolver uma grande variedade de produtos, como softwares e aplicativos que se proponha a solucionar um determinado problema.

eCommerce

Modelo de negócios que ganhou força com o empreendedorismo digital, o eCommerce é, basicamente, a venda de produtos online.

Diferente dos infoprodutos, aqui temos uma grande variedade de artigos que podem ser comercializados nas lojas online.

Ou seja, nos eCommerces, temos de fato a entrega de um produto na casa de quem os adquiriu.

Essas são apenas algumas das possibilidades de negócios que podem ser desenvolvidos através do empreendedorismo digital.

Independente do modelo criado, é essencial desenvolver um bom plano de negócios, estabelecendo as diretrizes que o seu negócio irá seguir.

Outro ponto importante ao qual você deve se atentar é o nicho de mercado onde irá atuar. Opte por um mercado do qual você já tenha algum conhecimento, focando em resolver uma dor específica de um determinado grupo de pessoas.

O ideal é oferecer soluções assertivas e que representem, de fato, uma solução efetiva para aquela necessidade.

Com isso, a certeza é de que seu negócio terá sucesso com o empreendedorismo digital.

Como ter sucesso com empreendedorismo digital?

Você deseja se tornar um empreendedor digital de sucesso, mas esta na dúvida por onde começar e o que fazer para ter um negócio online de Sucesso.

Nós preparamos para você 3 dicas que vão te ajudar a dar inicio ao seu negócio da melhor forma possível.

1. Planejamento.

Mesmo que seja mais simples iniciar o seu negócio na internet, você precisa de planejamento e esforço, para que seu negócio cresça.

Você precisa escolher qual será o nicho de mercado que seu negócio vai atuar, pois isso vai seu muito importante na escolha do produto que vai ofertar e também como vai ser a sua comunicação com o seu público alvo.

Outras questões que você pode resolver em seu planejamento inicial do seu negócio são:

  •  Eu entendo disso que estou pretendendo oferecer?
  • Tenho conhecimento suficientes para ajudar outras pessoas sobre esse assunto/
  • Posso ser uma referência neste nicho sem ter mais esforços do que recompensas?
  • Eu compraria esse produto ou pagaria por esse serviço?
  • O que eu ofereço é simples de vender e distribuir?

Ah! O planejamento é de extrema importância para seu negócio e deve ser realizado constantemente, e não apenas para dar inicio ao negócio.

2. Marketing Digital.

Para que seu negocio Online cresça, você precisa conhecer e aplicar as melhores estratégias de Marketing Digital, e estar presente nas principais redes sociais criando conteúdo para seu público.

Você só vai conseguir atrair pessoas para ver o seu Negócio Online quando aplicar as estratégias de Marketing Digital, e com cada vez mais pessoas vendo o seu trabalho na internet, maiores as chances de você vender o seu produto ou serviço.

Para isso você precisa além de estudar sobre Marketing Digital, é importante estudar e conhecer bem o seu produto ou serviço e também o seu cliente.

Pois dessa forma você vai conseguir se comunicar melhor com as pessoas que chegam até seu negócio, e trazer cada vez mais pessoas interessadas no seu produto ou serviço e consequentemente vender mais.

3. Análise.

Por ultimo, mas não menos importante, você precisa aprender a analisar todos os dados que você vai ter no seu Negocio Digital.

Atualmente praticamente todas as ferramentas que você pode usar em seu negócio digital podem te apresentar algumas informações como:

  • Gênero
  • Faixa Etária
  • Região onde Mora

As principais plataformas que você vai utilizar no seu negócio online que vão te permitir ver, coletar e analizar dados como esses que mostrei acima são:

  • Instagram
  • Youtube
  • Google Analyticys (Para ver as Métricas do seu Site ou Blog)
  • Search Console (Para ver as Métricas do seu Site ou Blog)

Vale lembrar que quanto mais pessoas acessarem seu site/blog e suas redes sociais, maior será o volume de informações que você vai ter naquela plataforma.

4. Otimização

O ideal é sempre estar melhorando, otimizando e atualizado o seu negócio.

Para que você consiga otimizar todos os processos do seu Empreendimento Online, utilize o máximo de informações que possui do seu negócio.

Dessa forma você sempre estará atualizado e preparado para atender todas as demandas do seu público.

o que é empreendedorismo digital

2 Comentários


    1. Tudo joia! Fico feliz que tenha Gostado! Fique por dentro dos outros artigos que tem muito mais conteúdo para quem deseja ser um Empreendedor Digital!

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *